27/06/2011 – ‘Erradicar a fome é uma meta razoável e alcançável’, diz José Graziano

27 de junho, 2011

(O Globo) “Precisamos erradicar a fome e ajudar os países mais pobres. Estou convencido, com base em minha experiência no Brasil e em outros países, que erradicar a fome é uma meta razoável e alcançável”,  disse o brasileiro José Graziano da Silva, após ser eleito diretor-geral da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação).

Primeiro latino-americano a ocupar o posto, José Graziano ganhou do espanhol Miguel Angel Moratinos, por 92 votos contra 88.

O resultado foi recebido com “enorme satisfação” pela presidenta Dilma Rousseff, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. Com a vitória, a presidenta teve sua primeira grande vitória na área diplomática.

Ainda segundo a nota, a eleição de Graziano é uma forma de reconhecimento internacional ao Brasil. “A vitória do candidato brasileiro reflete, igualmente, o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso país – que contribuem de forma decisiva para a democratização de oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros -, bem como o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional. Um objetivo possível de ser alcançado com o fortalecimento do multilateralismo e com o aprofundamento da solidariedade e da cooperação entre as nações e os povos”.

Engenheiro agrônomo, economista, professor e escritor, Graziano já ocupou o cargo de diretor regional da FAO e foi ministro da Segurança Alimentar e do Combate à Fome entre 2003 e 2004, no primeiro mandato do governo Luiz Inácio Lula da Silva. Ele coordenou a elaboração do programa Fome Zero, dando também início à sua implementação.

Ministra do Desenvolvimento Social elogia escolha de Graziano para a FAO

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, divulgou nota elogiando a eleição de Graziano para o cargo de diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

“Hoje é um dia histórico e de grande alegria para o Brasil. A eleição de José Graziano da Silva como novo diretor-geral da FAO consolida o Brasil como referência internacional em promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional e inclusão social não somente ao seu povo, mas para os demais países do mundo”, afirmou.

“Recentemente, o presidente Lula foi um dos vencedores do prêmio World Food Prize 2011 por sua atuação em favor do desenvolvimento humano ao melhorar a qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo a partir do Fome Zero. Graziano é parte dessa trajetória e ajudará a colocar o combate à fome no centro da agenda mundial. Sua eleição contribuirá para caminharmos na direção de um mundo sem fome e com mais e melhores oportunidades de vida para todos”, diz a nota.

Veja a notícia completa: José Graziano da Silva é eleito diretor-geral da FAO (O Globo – 27/06/2011)   

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas