Estadão e FCB querem mais ruas com nomes de mulheres

27 de janeiro, 2017

Os números são claros: 84% das ruas que homenageiam pessoas ilustres em São Paulo nomeiam homens, segundo a pesquisa realizada pela ProScore. Percebendo a profundidade da discussão ao redor do levantamento destes dados, O Estado de S. Paulo resolveu começar um debate sobre a representatividade da mulher nos tributos da cidade. Para incitar o diálogo, em parceria com a FCB Brasil – que encabeça a criação do projeto –, o jornal lança: #somosmaisque16porcento.

(ADNews, 27/01/2017 – acesse no site de origem)

Para iniciar a conversa sobre esta estatística, a ação pretende montar o primeiro banco de dados com nomes de mulheres que fizeram história no País a serem indicadas às homenagens dos espaços urbanos de São Paulo. Ao final da campanha, o Estadão irá entregar um documento oficial à Câmara dos Vereadores com o intuito de incentivar a mudança destes 16%.

No site, será possível votar em nomes de mulheres pré-selecionadas por seu histórico e/ou indicar o nome de outras. Para cada nova indicação, será necessário fazer uma justificativa sobre a escolha dessa mulher e o upload de uma foto dela. “Com esta ação não haverá mais desculpas para essa estatística continuar assim. Novamente, o Estadão quer levantar questões importantes sobre a forma como as mulheres são retratadas na sociedade”, comenta Joanna Monteiro, Chief Creative Officer da FCB.

A plataforma ainda conta com uma sessão de curiosidades sobre a discrepância entre os tributos feitos aos homens e às mulheres em São Paulo, como por exemplo, o fato de a cidade ter 1.170 ruas homenageando doutores e apenas 11 à doutoras. O mesmo se aplica a professores, com 637 nomes de ruas e apenas 79 de professoras. De acordo com a Lei n° 6.454 de 1977 é proibido atribuir nome de pessoas vivas a logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, portanto, só serão válidas indicações de mulheres póstumas. “Os nomes das ruas das cidades brasileiras contam a história do País, porém com estes números que histórias estamos contando?”, completa Joanna Monteiro.

Confira abaixo algumas dessas curiosidades:

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas