Jornal inglês inclui Brasil entre países mais inseguros para a mulher viajar

24 de fevereiro, 2015

(G1, 24/02/2015) Cultura machista, estupros e violência são citados com justificativa. Lista traz ainda Índia, África do Sul, Marrocos, Tailândia, Egito e Quênia.

O “Daily Mail”, jornal do Reino Unido que tem um dos sites de notícias de maior audiência em língua inglesa no mundo, incluiu o Brasil em uma lista de países inseguros para mulheres viajarem sozinhas.

Em uma reportagem sobre “os lugares mais perigosos para mulheres viajantes”, o “Daily Mail” listou dez países onde turistas do sexo feminino podem ser expostas a “misoginia, incômodos e, em casos extremos, perigo”.

Reportagem do 'Daily Mail' incluiu o Brasil entre os 10 lugares mais perigosos para mulhers viajarem (Foto: Reprodução/Daily Mail)

Reportagem do ‘Daily Mail’ incluiu o Brasil entre os 10 lugares mais perigosos para mulhers viajarem (Foto: Reprodução/Daily Mail)

O Brasil aparece logo depois da Índia, em uma lista que tem também Turquia, Tailândia, Egito, Colômbia, África do Sul, Marrocos, México e Quênia.

Na parte sobre o Brasil, a publicação justifica com dados do Ministério da Saúde do país que apontam que o número de estupros aumentou 157% entre 2009 e 2012, “impulsionados pela cultura machista do país”, segundo o jornal.

A reportagem também fala em roubos à mão armada e violência de gênero, e dá o exemplo da turista americana que foi vítima de estupro coletivo em uma van de transporte coletivo no Rio em 2013.

“Imagens estonteantes de mulheres com pouca roupa no famoso carnaval do Rio não mascaram o fato de que permanece o problema da violência de gangues criminosas e da polícia abusiva”, diz o texto.

A reportagem afirma que, na maioria das vezes, viajar para esses países é uma experiência segura e libertadora, mas recomenda precaução. “É muito diferente ir ao Brasil ou à Dinamarca como uma viajante do sexo feminino. Ao menos vamos ser honestos sobre quais são os perigos”, afirmou na reportagem Julie Kreutzer, cofundadora do International Women’s Travel Center.

Acesse no site de origem: Jornal inglês inclui Brasil entre países mais inseguros para a mulher viajar (G1, 24/02/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas