Ministra destaca na Comissão sobre População e Desenvolvimento da ONU os avanços do Brasil

08 de abril, 2014

(SPM-PR, 08/04/2014) “Em quase vinte anos transcorridos desde a Conferência do Cairo, o Brasil vem se esforçando para produzir um crescimento econômico com justiça social e assegurar o bem comum”, afirmou a ministra Eleonora Menicucci, nesta terça-feira (8/4). A colocação foi feita na 47ª Sessão da Comissão sobre População e Desenvolvimento (CPD), da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece esta semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Divulgação/SPM

Menicucci assegurou que o Brasil vem trabalhando em prol de tornar realidade os compromissos do Cairo e apresentou políticas e ações que viabilizaram os avanços socioeconômicos do País. Dentre elas, citou os programas Bolsa Família e Brasil sem Miséria.

Segundo a ministra, esses programas têm sido os principais responsáveis por retirar da pobreza mais de 36 milhões de brasileiros. “Dados apontam que a pobreza no Brasil se reduziu de 24,25%, em 2002, para 8,55% em 2012”, ressaltou.

Ela frisou que ambos os programas dão prioridade às mulheres como beneficiárias, “em reconhecimento à importância da autonomia econômica no empoderamento feminino e da melhoria das condições de vida das famílias brasileiras”. De acordo com as estatísticas, 37% das famílias brasileiras são chefiadas por mulheres.

A 47ª Sessão da CPD — que acontece de 7 a 11/04, na sede da ONU, em Nova Iorque — tem o objetivo de avaliar a implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, realizada em 1994, no Cairo. A conferência reuniu 179 países e teve como resultado um plano de ação para os vinte anos seguintes.

Leia discurso da ministra Eleonora Menicucci na íntegra (em espanhol).

Comunicação Social
Secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM
Presidência da República – PR

Acesse o site de origem: Ministra destaca na Comissão sobre População e Desenvolvimento da ONU os avanços do Brasil

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas