Ministras e autoridades mulheres do Mercosul assinam Declaração de Assunção

07 de novembro, 2015

(SPM, 07/11/2015) Entre as recomendações, destacam-se a redução da violência contra a mulher nos países-membros e o aumento da participação política

A VII Reunião de Ministras e Altas Autoridades da Mulher do Mercosul (RMAAM) terminou nesta sexta-feira (6/11), em Assunção (Paraguai), com diversas recomendações. A Declaração de Assunção firmada pelas representantes prevê compromissos pelo enfrentamento à violência contra as mulheres e a erradicação da cultura de violência de Gênero na sociedade e pelo fortalecimento de políticas públicas que contribuam para a autonomia econômica delas.

As autoridades firmaram acordo sobre a maior participação política da mulher na região e assumiram o compromisso de trabalharem pela equiparação de condições e direitos das trabalhadoras domésticas, conforme previsto em convenções internacionais. Em relação à violência contra as mulheres, foi sugerido que sejam feitos acordos e adotadas medidas que previnam e punam essa prática comum a todos os países do bloco.

As autoridades decidiram também solicitar aos países membros que designem pontos focais para integrar a Red Mercosur de Atención (RED).

A programação deste segundo dia de reunião teve as participações da representante da ONU Mulheres, Begona Lasagabaster; do diretor da Divisão de Políticas do BID, Eduardo Almeida, que apresentou a Rede de Mulheres Líderes; e Fernanda Alves, do Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos (IPPDH) no Mercosul.

IPPDH

O Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos e a Reunião de Altas Autoridades de Direitos Humanos e Chancelarias do MERCOSUL e Estados Associados (RAADH) são âmbitos institucionais do MERCOSUL e constituem uma comunidade política comprometida com o respeito e a promoção dos direitos humanos como eixo fundamental da identidade e do desenvolvimento da região.

Comunicação Social

Acesse no site de origem: Ministras e autoridades mulheres do Mercosul assinam Declaração de Assunção (SPM, 07/11/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas