(Jornal Nacional, 04/02/2015) Atriz sofreu infarto manhã desta quarta-feira (04) enquanto dormia. Corpo será cremado na quinta-feira (5) em Nova Friburgo, Região Serrana do RJ.
Morreu, na manhã desta quarta-feira (4), no Rio de Janeiro, a atriz Odete Lara. A última vez em que a atriz deu vida a um personagem na TV foi há 20 anos. A novela era “Pátria Minha”.
A bela loira, de olhos verdes começou a carreira como modelo. Odete Lara participou do primeiro desfile de moda do país, na década de 50 e chegou à TV como garota propaganda para depois se tornar atriz.
Virou musa do cinema novo. Atuou em mais de 40 filmes, como “O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro”, de Glauber Rocha, e, clássicos como “Vai trabalhar vagabundo” e “Bonitinha, mas ordinária”, adaptação da peça de Nelson Rodrigues,
Odete Lara também cantava e chegou a gravar com Vinicius de Morais. No auge da carreira, se converteu ao budismo, deixou a fama de lado e passou a viver em Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio.
Publicou quatro livros, três autobiográficos e traduziu várias obras do budismo.
Há três meses, quando a saúde ficou mais frágil, Odete Lara passou a morar em uma casa de repouso no Rio. Ela sofreu um infarto na manhã desta quarta-feira (04) enquanto dormia, aos 85 anos.
“Ela foi uma grande estrela do cinema brasileiro. Tinha uma naturalidade, entende?”, disse a atriz Rosamaria Murtinho.
“Ela foi uma feminista, uma pessoa que quebrou tabus, venceu barreiras, ultrapassou tudo e impôs um novo comportamento para as mulheres”, afirmou a cineasta Ana Maria Magalhães.
O corpo da atriz Odete Lara será cremado na quinta-feira (5) em Nova Friburgo.
Acesse no site de origem: Morre, aos 85 anos, a atriz Odete Lara (Jornal Nacional, 04/02/2015)