Música Wannabe, das Spice Girls, encabeça campanha pela igualdade de gênero

Compartilhar:
image_pdfPDF

(Época, 05/07/2016) Campanha #WhatIReallyWant viralizou nesta terça-feira (5) depois de publicação da ex-spice girl Victoria Beckham

O poder de influência de Victoria Beckham viralizou nesta terça-feira (5) um vídeo da campanha #WhatIReallyWant, das Metas Globais das Nações Unidas. Há 20 anos, as Spice Girls lançaram “Wannabe” (aquela do “I wanna really really really wanna zig-a-zig, ah”), música que lançou seu primeiro disco e o lema do grupo: Girl Power (poder feminino).

Relembre:

Uma das 17 metas globais é a equidade de gênero, que entre seus objetivos inclui terminar com qualquer forma de discriminação de garotas e mulheres no mundo, eliminar qualquer forma de violência sexual, incluindo as consideradas culturais (como mutilação genital), assegurar que mulheres tenham participação efetiva na vida pública, política e econômica, além de acesso à saúde sexual e aos direitos reprodutivos.

Perfil oficial da ex-spice girl Victoria Beckham (Foto: Divulgação/Facebook)

Perfil oficial da ex-spice girl Victoria Beckham no Facebook. Ela diz que o Girl Power será usado para “empoderar” uma nova geração de meninas (Foto: Divulgação/Facebook)

Em 2015, líderes mundiais prometeram colocar a causa feminina em primeiro lugar quando assinaram as Metas do Desenvolvimento Global, que têm como causa o fim da pobreza, das mudanças climáticas e da desigualdade. “2016 é nossa chance de usar nosso poder coletivo para dizer aos líderes do mundo o que queremos para nossas meninas e garotas”, diz comunicado da ONU.

A ideia é que meninas e mulheres do mundo todo publiquem fotos em suas redes sociais que reproduzam o que esperam para o sexo feminino, basta incluir a hashtag #WhatIReallyWant. “Se você fizer barulho, levaremos sua mensagem aos líderes mundiais no encontro das Nações Unidas em setembro”, acrescenta a campanha.

A música “Wannabe” foi o hino do Girl Power para uma geração de fãs adolescentes do grupo britânico na década de 1990. A letra, basicamente, coloca o desejo pessoal feminino antes de qualquer outro (são trechos como “não desperdice meu tempo precioso” e “se você me incomodar, te direi adeus”). O clipe da campanha foi refeito ao estilo do clipe de 1996, com dançarinas mostrando mulheres de diferentes lugares e com causas defendidas pela ONU, como o mesmo salário para a mesma função exercida. Ao fim do vídeo, há uma sugestão de que as fotos possam ser exibidas no cinema, ainda em julho deste ano.

Paula Soprana

Acesse no site de origem: Música Wannabe, das Spice Girls, encabeça campanha pela igualdade de gênero (Época, 05/07/2016)

Compartilhar: