05/08/2011 – Velocidade da banda larga terá de ser pelo menos 60% do que contrato prevê (Estadão)

05 de agosto, 2011

(O Estado de S. Paulo) “Os maiores provedores de internet banda larga fixa do País serão obrigados a fornecer aos usuários pelo menos uma média de 60% da velocidade contratada, segundo proposta de regulamento de qualidade para o serviço, aprovada ontem pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).”

“A proposta também prevê que o próprio usuário tenha oportunidade de efetuar a medição da velocidade por meio de um software gratuito que será fornecido pelas operadoras”, afirmou o presidente da Anatel, Ronaldo Sardenberg.”

“Além da meta de qualidade para a velocidade, a Anatel estipulou que o serviço não poderá ser interrompido por mais de 7 horas e 12 minutos a cada mês. Esse período equivale a 1% das horas em um mês. Após um ano, o limite cairá pela metade, para apenas 3 horas e 36 minutos.”

“De acordo com Sardenberg, o regulamento estava previsto no decreto do Plano Geral de Metas de Universalização (PGMU), lançado em junho deste ano, e também valerá para os contratos de internet fixa do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), cuja meta é levar conexão de 1 megabit por segundo (Mbps) a todo o País até 2014, por até R$ 35 mensais.”

Leia matéria na íntegra: Velocidade da banda larga terá de ser pelo menos 60% do que contrato prevê (O Estado de S. Paulo – 05/08/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas