(Último Instante) Mulheres nas propagandas são majoritariamente jovens, brancas, magras, loiras, de cabelos lisos e de classe alta.
A pesquisa Representações das Mulheres nas Propagandas na TV, realizada pelo Data Popular e pelo Instituto Patrícia Galvão, revelou que 56% dos entrevistados (entre mulheres e homens) consideram que as propagandas da televisão não mostram as brasileiras reais.
Para mais da metade (65%), o padrão de beleza da TV está muito distante da realidade das brasileiras e 60% consideram que as mulheres se frustram quando não se enxergam nesse padrão. Na percepção dos pesquisados, as mulheres nas propagandas são majoritariamente jovens, brancas, magras, loiras, de cabelos lisos e de classe alta.
A maioria das pessoas entrevistadas afirmou desejar que a diversidade da população feminina brasileira esteja mais representada: 51% gostariam de ver mais negras e 64% gostariam de mais mulheres de classe popular nas propagandas.
Além disso, 80% considera que as propagandas na televisão mostram mais mulheres brancas e 83% veem as mulheres reais como sendo em sua maioria de classe popular. Sobre a cor do cabelo, 73% veem mais loiras do que morenas nos anúncios, mas a maioria (67%) gostariam de ver mais morenas.
A pesquisa também mostrou que 87% dos entrevistados veem mais mulheres magras na TV, mas 43% gostariam de ver mais mulheres gordas. A maioria (84%) também concorda que o corpo da mulher é usado para promover a venda de produtos nas propagandas de TV e 58% avaliam que elas são representadas como objeto sexual e, por isso, defendem (70%) punição aos responsáveis que mostram as mulheres de modo ofensivo.
Segundo avaliação da diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo, a pesquisa revela que a percepção dos entrevistados, mulheres e homens, é clara: a propaganda veicula modelos ultrapassados. “A irrealidade da representação da mulher é percebida pela absoluta maioria e há uma clara expectativa de mudança. Aqui se revela um paradoxo: se pensarmos a partir da lógica de mercado, pode-se dizer que anunciantes e publicitários, em razão de uma visão arcaica do lugar da mulher na sociedade e de um padrão antigo de beleza, não estão falando com potenciais consumidoras”, aponta.
Para a realização da pesquisa, foram feitas 1.501 entrevistas com homens e mulheres maiores de 18 anos em 100 municípios de todas as regiões do país, entre os dias 10 e 18 de maio de 2013.
Acesse o PDF: Pesquisa revela que maioria não vê as mulheres da vida real na TV (Último Instante, 24/09/2013)