(Folha de S.Paulo) Informe divulgado pela Sociedade Interamericana de Imprensa diz que presidenta Dilma Rousseff fez questão de afirmar seu compromisso com a liberdade
“As tensões entre governo e mídia que marcaram os anos Lula foram atenuadas com a nova administração Dilma, graças às diferenças de estilo dos dois ao lidar com os meios de comunicação. Essa é avaliação de um informe da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP na sigla em espanhol), apresentado ontem em reunião em San Diego (EUA)”, escreve a repórter Fernanda Ezabella, que cobriu o evento.
“Ao contrário do ex-presidente Lula, que com frequência fazia comentários que revelavam sua irritação com a atuação de meios de comunicação independentes, a atual governante não é dada a pronunciamentos polêmicos”, diz o informe sobre o Brasil. “E, desde seu primeiro discurso como presidente eleita, fez questão de afirmar seu compromisso com o respeito à liberdade de imprensa.”
O relatório da SIP, que reúne cerca de 1.300 jornais da América, também elogia a saída de Franklin Martins da Secretaria de Comunicação Social, dizendo que ele “politizava a comunicação oficial”. “Com isto perderam forças, embora sem desaparecer com completo, as propostas de regulamentação da mídia que tinham em Martins seu principal defensor.”
Leia na íntegra: Entidade critica Lula e elogia Dilma no trato com a mídia (Folha de S.Paulo – 08/04/2011)