11/11/2010 – ‘Enfrentamento não leva a democracia a lugar algum’ (Estadão)

11 de novembro, 2010

(O Estado de S. Paulo) No discurso de abertura do Seminário Internacional sobre Comunicações Eletrônicas e Convergência de Mídias, o ministro Franklin Martins disse que a regulação do setor da mídia “vai ocorrer, seja num clima de enfrentamento ou de entendimento”. Em entrevista ao Estadão, o professor Eugenio Bucci, da Escola de Comunicações e Artes da USP, reagiu afirmando que “o enfrentamento não leva a democracia a lugar algum”.

Bucci admitiu que a regulação e a regulamentação da radiodifusão no Brasil “são um tema em aberto” e que faz sentido “a discussão de um marco legal atualizado”. Isso “pode ser debatido, sim, mas não pelo enfrentamento”.

Eugenio Bucci sugere que sejam incluídos nesse debate temas como a propriedade cruzada dos meios de comunicação e a posse de empresas por parlamentares e disse que é preciso haver uma lei que impeça que uma igreja seja dona de meios de comunicação “e que emissoras sejam controladas por alianças entre partidos políticos e igrejas”.

Outro fator que, segundo Bucci, atrapalha a discussão é o conflito de interesses decorrente do fato de a Secom ter vínculo com a TV Brasil, o que significa que ela é parte interessada na radiodifusão, pois controla uma emissora de TV que é uma rede. “É responsável, também, pela imagem do presidente, e controla as verbas publicitárias. É a anunciante dos veículos privados”. 

Leia: ‘Enfrentamento não leva a democracia a lugar algum’ (O Estado de S. Paulo – 11/11/2010)
Assista no site do Estadão: Liberdade de imprensa em perigo, entrevista com Eugenio Bucci (TV Estadão – 10/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas