13/02/2014 – No Dia Mundial do Rádio, chefe da ONU pede igualdade de gênero nas emissoras

13 de fevereiro, 2014

(ONUBR) “As ondas de rádio têm muitas vezes ficado para trás quando se trata de igualdade de gênero”, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em mensagem para o Dia Mundial do Rádio, celebrado nesta quinta-feira (13).

O chefe da ONU encorajou as estações de rádio a serem mais inclusivas, reconhecendo de forma igualitária as mulheres em suas equipes e audiências. Segundo Ban, as vozes femininas não são ouvidas o suficiente, seja à frente ou atrás do microfone, e não são contadas histórias suficientes sobre mulheres e meninas.

Ban destacou a importância de as emissoras promoverem a voz das mulheres e ampliarem o papel das mulheres nas organizações de rádio. O chefe da ONU observou que as mulheres representam apenas um quarto dos membros de conselhos administrativos das empresas de comunicação no mundo.

Já a diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, destacou a importância do rádio – meio que alcança 95% da população mundial – dizendo que ele “ajuda a educar os analfabetos e salva vidas em situações de desastres naturais”.

“Uma força para a liberdade de expressão e o pluralismo, o rádio é essencial para construir sociedades do conhecimento inclusivas e promover respeito e compreensão entre as pessoas”, acrescentou Bokova.

A UNESCO, registra a mensagem da diretora-geral, “está trabalhando em todo o mundo para desenvolver o rádio como um meio de comunicação independente e plural tanto para mulheres como homens, e para criar um ambiente mais seguro para todos os jornalistas, com reconhecimento especial às ameaças sofridas por mulheres jornalistas”.

Em 2011, a Conferência Geral da UNESCO proclamou 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio, data em que a Rádio ONU foi estabelecida em 1946.

O Dia Mundial do Rádio celebra o rádio como um meio para melhorar a cooperação internacional entre as emissoras e incentivar grandes redes, assim como rádios comunitárias, a promover o acesso à informação, a liberdade de expressão e a igualdade de gênero.

 

Acesse o PDF: No Dia Mundial do Rádio, chefe da ONU pede igualdade de gênero nas emissoras (ONUBR – 13/02/2014)   

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas