(Blog da 3ª CNPM) Não é fácil enfrentar a mídia. A afirmação de Raquel Moreno, do Observatório da Mulher, ilustra o desafio das políticas públicas para as mulheres na área de comunicação. Em sua apresentação na Roda de Conversa sobre Comunicação e Mídia, no segundo dia da Conferência, a pesquisadora traçou um panorama dos avanços e retrocessos da representação da mulher na mídia no Brasil e trouxe alguns exemplos de países como Canadá e Argentina. “A mídia deixou de ser um espaço de opinião pública, passando a ser concentrada e dominada por poucos grupos privados. Ela destaca e omite temas para o debate de acordo com interesses próprios”, ressalta Raquel.
Já Fátima Jordão, do Instituto Patrícia Galvão, outra convidada da Roda de Conversa, lembrou que a legislação brasileira está atrasada no que tange a comunicação. “Há uma defasagem entre o que temos hoje na legislação brasileira em relação às demandas da sociedade”, afirmou a palestrante, que acredita que o tema precise ser mais discutido. Outro tema destacado pela especialista é a abordagem da mulher na dramaturgia. Para ela, as mulheres precisam estar mais presentes tanto na criação quanto na retratação das produções brasileiras. “Temos que ter uma participação mais ativa e trabalhar na dramaturgia para que temas importantes para as mulheres sejam retratados e discutidos no meio”, concluiu.
A coordenadora geral do Observatório da Mulher finaliza sugerindo três temas como primordiais para avançar na representação da mulher na mídia. Para Raquel Moreno é necessário a implementação de acordos internacionais de políticas para as mulheres e leis que representem as demandas e necessidades do grupo no Brasil; aumentar a discussão sobre violência de gênero na mídia; além de projetos, fiscalização e mecanismos que reduzam as desigualdades de gênero no país.
Além da Roda de Conversa, a participação e representação das mulheres na mídia serão discutidas e aprofundadas em um grupo de discussão na quarta-feira, com a presença de diversas delegadas, que elegerão as prioridades para o setor.
Acesse em pdf: Roda de Conversa: Em busca de uma comunicação e mídia não discriminatória (3ª CNPM – 13/12/2011)