(Folha de S.Paulo/O Estado de S. Paulo) O conselho diretor da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) definiu que empresas que oferecem banda larga terão que garantir velocidade mínima de conexão e disponibilidade do serviço, além de regras de atendimento ao consumidor e mínimo de reclamações. Anatel também define que reparo precisa acontecer em 24 horas e que o SAC tem que atender em 20 segundos após o menu de opções.
Os regulamentos de gestão da qualidade dos serviços de comunicação multimídia aprovados pela Agência valem tanto para banda larga fixa como para a móvel. As empresas terão de garantir uma velocidade média de 60% da contratada pelo cliente a partir de novembro de 2012, depois de 70% no ano seguinte e de 80% um ano depois. O cliente também terá direito a um software, instalado pela prestadora, por meio do qual controlará a velocidade, e a uma cartilha informativa sobre as novas regras, que serão aplicadas, inclusive, no Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).
As velocidades terão de ser cumpridas no período de maior tráfego de dados, que ocorre das 10h às 22h. “Serão usados os mesmos parâmetros para banda larga fixa e móvel. As empresas terão que fazer grandes investimentos”, declarou o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.
Hoje, há um compromisso da empresa com a velocidade que o cliente receberá na ponta, que geralmente é 10% da anunciada. A conexão perde força ao ser transportada da operadora até o computador, na maioria das vezes por meio de cabos de cobre. Quem comprou uma banda larga de 10 Mbps (megabits por segundo) pode receber em casa uma conexão de, em média, 1 Mbps. Na banda larga fixa, a conexão deve estar disponível em 99% do tempo. Na banda larga móvel, as tentativas de conexão devem ser estabelecidas em 98% dos casos.
Leia a notícia completa:
Operadoras terão de garantir banda larga mais veloz (O Estado de S. Paulo – 28/10/2011)
Serviço de internet terá que garantir 60% de velocidade (Folha de S.Paulo – 28/10/2011)