ONU lança prêmio de tecnologia e igualdade de gênero

1213
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(ONU Brasil, 15/08/2014) Um novo prêmio de tecnologia global reconhecerá as contribuições de mulheres e homens para incentivar o potencial das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na promoção da igualdade de gênero.

O reconhecimento, lançado por duas agências das Nações Unidas – ONU Mulheres e União Internacional de Telecomunicações (UIT) – nasceu como resposta à publicação dos dados de “diversidade” divulgados pelas principais empresas de tecnologia, entre elas Google, Facebook, Yahoo e LinkedIn. Os dados mostraram uma grande carência global de mulheres trabalhando no campo das TIC, com menos de 20% trabalhando no setor e um percentual parecido exercendo papéis de liderança.

“As tecnologias de informação e comunicação são as ferramentas mais poderosas que já tivemos disponível para fazer a diferença entre as vidas atuais e futuras das mulheres e construir um mundo mais equitativo para todos”, disse o secretário-geral do UIT, Hamadoun I. Touré. “Esse novo prêmio proporcionará um reconhecimento global merecido para muitas pessoas, tanto homens como mulheres, que apoiam a questão do gênero e que estão alavancando iniciativas interessantes, inovadores e eficazes no domínio das TICs e iniciativas de gênero.”

Pessoas relacionadas ao governo, iniciativa privada, academia ou sociedade civil são convidadas a participar. Os sete ganhadores serão escolhidos por um comitê de especialistas do UIT e ONU Mulheres e receberão o prêmio numa comemoração em Busan, na Coreia do Sul, em 21 de outubro.

As candidaturas online estão abertas até 5 de setembro de 2014 em www.itu.int/gem-tech-awards e os vencedores serão notificados no próximo dia 5 de outubro.

Acesse no site de origem: ONU lança prêmio de tecnologia e igualdade de gênero (ONU Brasil, 15/08/2014)

Compartilhar: