TV Brasil reestrutura sua grade após intervenções do governo interino

22 de agosto, 2016

(Folha de S.Paulo, 22/08/2016) A TV Brasil estreia nesta segunda-feira (22) sua nova grade de programação em meio a disputas internas e incertezas da continuidade de seu modelo de produção.

A emissora afirma querer “aproximar a TV Brasil de públicos que têm interesse pela programação, mas encontram dificuldade de acompanhá-la” devido ao horário tardio de algumas produções.

A justificativa vale para casos como o do “Estação Plural”. A emissora decidiu mudá-lo para as noites de segunda a partir de hoje, depois de constatar que as sextas não eram ideais. O programa é destinado ao público LGBT que, de acordo com um executivo do canal, costuma preferir noitadas à TV nesse horário.

Em geral, a reformulação é uma tentativa de recompor a grade que, segundo o executivo, ficou “desfigurada” após as intervenções do governo interino no canal.

A audiência da TV Brasil oscila entre traço e um ponto no Ibope (cada ponto equivale a 69 mil domicílios com a TV sintonizada no canal, na Grande São Paulo).

Em maio, Michel Temer exonerou Ricardo Melo, diretor-presidente da TV Brasil indicado por Dilma. Suspendeu o contrato de Paulo Markun, então apresentador do “Palavras Cruzadas”, que volta na quarta (24) com Florestan Fernandes Júnior. Também dispensou os jornalistas Paulo Moreira Leite, Tereza Cruvinel e Sidney Rezende.

Internamente, a emissora vive divergências entre diretores nomeados antes e depois do afastamento de Dilma Rousseff do Planalto.

Melo voltou ao cargo em junho, após uma liminar do STF a seu favor. Nesse intervalo, o jornalista Laerte Rímoli, indicado por Temer, ocupou a presidência do canal e nomeou novos diretores: Luiz Antônio Ferreira, na administração, Lourival Antônio de Macedo, no jornalismo, e Maria Aparecida Fontes, na produção.

A reformulação da grade foi a aprovada pela nova diretoria e questionada em um parecer do conselho curador. O órgão consultivo se opõe à antecipação em uma hora e meia do telejornal “Repórter Brasil” (a partir de hoje, às 19h45) e questionou a “precariedade e insuficiência de informações” sobre a nova grade.

A continuidade do canal também está em xeque. Temer avalia editar uma medida provisória que extingue a TV Brasil e reformula a Empresa Brasil de Comunicação, ligada à Secretaria de Comunicação Social da Presidência.

A ideia é manter uma emissora voltada para reportagens de serviço e campanhas de utilidade pública. O governo interino aguarda a conclusão do processo de impeachment no Senado -o receio é que uma mudança agora possa ser questionada juridicamente.

Gabriela Sá Pessoa. Colaborou Gustavo Uribe, de Brasília

*

DESTAQUES DA NOVA GRADE

ESTREIAS

> Diálogo Brasil
QUANDO ter. (23), às 20h30 Programa de entrevistas apresentado por Pedro Pontes

> O Tempo entre Costuras
QUANDO sex. (26), às 20h40 Minissérie sobre costureira espanhola que se muda para o Marrocos antes da guerra civil

> O Brasil Visto do Céu
QUANDO sáb. (27), às 21h Série documental sobre as paisagens da costa brasileira

MUDANÇAS

Estação Plural A partir de hoje, sai da sexta para a segunda-feira, às 22h

Palavras Cruzadas Retorna na qua. (24), às 20h30

Repórter Brasil Telejornal começa mais cedo a partir desta segunda (22), às 19h45

Acesse o PDF: TV Brasil reestrutura sua grade após intervenções do governo interino (Folha de S.Paulo, 22/08/2016)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas