(Agência Patrícia Galvão) A série Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades tem o objetivo de promover o aprofundamento do debate sobre esses temas, a partir das perspectivas de gênero, raça/etnia e orientação sexual, a fim de contribuir para uma concepção de direito à comunicação que inclua a diversidade como princípio fundamental.
Liberdade de Expressão e Diversidade em um Contexto Democrático
Poucas vezes na história do Brasil, o direito à comunicação e à liberdade de expressão e a defesa de uma mídia mais plural e diversa estiveram tão em pauta. No primeiro painel da série Diálogos, especialistas discutiram mecanismos para garantia da diversidade e da liberdade de expressão nos meios de comunicação, consideradas pressupostos para uma comunicação efetivamente democrática no país.
Liberdade de Expressão e Diversidade de Raça e Etnia
Enfrentar o racismo e o sexismo nos meios de comunicação significa, sobretudo, promover a expressão dos diversos sujeitos de direito na mídia. E as formas de promoção dessa expressão da diversidade na esfera pública midiática são inúmeras, destacaram os participantes da segunda edição dos “Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades”.
Liberdade de Expressão e Diversidade de Gênero
A diversidade étnico-racial e de gênero está refletida nos meios de comunicação de massa? Que impactos a ausência de diversidade pode ter na construção de sociedades democráticas? A diversidade e a pluralidade estão mais presentes na mídia brasileira ou, com a chegada da Internet, o setor se complexificou e os desafios se tornaram maiores? Essas e outras questões foram debatidas na terceira edição da série “Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades”.Liberdade de Expressão e Diversidade de Orientação Sexual
Manifestações contra homossexuais podem estimular assassinatos e violência? É estratégico ou não regular discursos de ódio? Estas foram apenas algumas das questões abordadas no último encontro da série “Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades” que, além do desafio de ampliar conceitos, buscou aprofundar o debate sobre liberdade de expressão, diversidade e pluralidade de gênero e orientação sexual na mídia.