01/10/2012 – Congresso Nacional se ilumina de rosa contra o câncer de mama

01 de outubro, 2012

(Jornal do Senado) O Congresso Nacional realizou ontem sessão solene para homenagear o movimento Outubro Rosa, que visa estimular a participação da população, de empresas e entidades na prevenção e no combate ao câncer de mama.

Leia também: Brasil tem de dobrar número de mamografias, diz Ministério da Saúde

Durante a homenagem, a senadora Ana Amélia (PP-RS), autora do requerimento para realização da sessão junto com a deputada Janete Pietá (PT-SP), ressaltou a importância do Outubro Rosa na detecção antecipada da doença, na motivação das pessoas doentes e na realização de pesquisas científicas.

Citando dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a senadora alertou para a previsão de 52.600 novos casos da doença no Brasil em 2012. Ela informou que, somente em seu estado, 4.600 casos deverão ser registrados este ano, mais de mil só em Porto Alegre.
— Portanto, há muito a ser feito, e a disponibilização de informações a todos, sem preconceito, é uma aliada na luta contra o câncer, uma doença que ainda provoca traumas e muitos medos — disse.

Na sessão, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, enfatizou a importância do diagnóstico precoce para ­aumentar as chances de cura. Ele afirmou que o ministério tem priorizado o tema e conseguiu aumentar em 40% o número de mamografias realizadas no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período de 2010.

Padilha anunciou para hoje o lançamento de um programa de mamografia móvel em todo o país voltado ao atendimento da população de baixa ­renda na periferia das grandes ­cidades e no interior.

A médica Maira Caleffi, presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama (Femama), agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Congresso e pelo governo.

Maira assinalou que somente com uma parceria efetiva das entidades da sociedade civil com o Executivo e o Legislativo será possível enfrentar adequadamente o câncer de mama.

 

Acesse em pdf: Contra o câncer de mama, Congresso se ilumina de rosa (Jornal do Senado – 01/10/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas