01/10/2013 -Cientistas ‘religam’ ovários de mulheres que tiveram menopausa precoce

01 de outubro, 2013

(O Globo) Um bebê acaba de nascer e mais um está a caminho graças a uma nova técnica experimental capaz de ‘religar’ os ovários de mulheres que tiveram uma menopausa precoce, por volta dos 30 anos. O inédito método, chamado de ativação in vitro, foi criado por especialistas americanos e japoneses e apresentado em estudo publicado na “PNAS”.

A técnica consiste, basicamente, na retirada de uma porção do ovário da paciente, na sua “ativação” em laboratório e na sua reimplantação perto das trompas de falópio. Hormônios, então, são usados para estimular a produção de óvulos.

Coordenado pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia, o estudo envolveu 27 mulheres, com uma idade média de 37 anos, que já tinham parado de menstruar há pelo menos seis anos. Os cientistas encontraram folículos residuais contendo óvulos imaturos em 13 dessas mulheres. Parte dos ovários delas foram retirados e tratados em laboratório. Os especialistas já sabiam que bloquear uma proteína chamada de PTEN era suficiente para estimular folículos dormentes a crescerem e produzirem óvulos.

Após o tratamento, o crescimento dos folículos foi constatado em oito das mulheres, sendo que cinco delas conseguiram desenvolver óvulos maduros. Esses óvulos foram então coletados e fertilizados com o esperma de seus parceiros in vitro. O tratamento ainda é experimental e foi testado em muito poucas mulheres, mas especialistas estão otimistas de que, no futuro, ele possa ajudar não apenas mulheres com menopausa precoce, mas também aquelas que pararam de menstruar em função de tratamentos contra o câncer.

As mulheres já nascem com um número limitado de folículos primordiais — cada um deles contendo um óvulo imaturo. Normalmente, apenas um deles amadurece a cada mês e fica disponível para a fertilização. Uma em cada 100 mulheres em média entram na menopausa antes dos 40 anos, deixando de produzir óvulos.

Entretanto, o que os especialistas mostraram é que, se ainda houver folículos dormentes, é possível fazê-los voltar a funcionar.

Acesse o PDF: Cientistas ‘religam’ ovários de mulheres que tiveram menopausa precoce (O Globo – 01/10/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas