01/11/2013 – Vaticano realiza pesquisa inédita sobre temas tabus

01 de novembro, 2013

(O Globo) Num passo inusitado para o Vaticano, a Santa Sé está realizando uma pesquisa sobre como paróquias mundo afora lidam com os fiéis e questões ainda sensíveis para a Igreja Católica, como contracepção, divórcio e casamento gay. A consulta insta os padres a conhecer as opiniões dos católicos sobre a proibição da doutrina católica em relação aos métodos anticoncepcionais, a possibilidade de um católico divorciado casar-se novamente ou receber a Comunhão, e os jovens que decidem morar juntos antes de se casar.
A pesquisa foi enviada em meados de outubro às Conferências Episcopais de cada país, com a instrução de ser respondida da forma “mais ampla possível”. O documento foi assinado por Lorenzo Baldisseri, secretário-geral do Sínodo dos Bispos. Numa carta anexada à consulta, ele pede que as respostas sejam enviadas de volta ao Vaticano até o fim de janeiro. É a primeira vez que a Igreja realiza uma consulta do tipo.
A revista “National Catholic Reporter” teve acesso à pesquisa. Segundo a publicação, os tópicos da consulta incluem perguntas sobre:
– Como o ensinamento da Igreja sobre “o valor da família” é entendido atualmente. “Nos casos em que a doutrina da Igreja é conhecida, ela é aceita integralmente ou existem dificuldades para colocá-la em prática? Em caso positivo, quais são elas?”, indaga a consulta.
– Se casais que moram juntos antes do casamento, divorciados católicos que desejam casar-se e casais do mesmo sexo são uma “realidade pastoral” em sua paróquia. “Como a Igreja coloca em prática seu apoio a eles em sua jornada de fé?”, pergunta o texto.
– Como é o tratamento a casais do mesmo sexo e como as crianças adotadas por eles são cuidadas. “Que atenção pastoral pode ser dada às pessoas que optaram por viver esse tipo de união? No caso de casais do mesmo sexo que adotaram crianças, o que pode ser feito pastoralmente no intuito de transmitir a fé?”, questiona a pesquisa.
– Qual é a “abertura” dos casais para se tornarem pais e se eles aceitam a encíclica escrita pelo Papa Paulo VI que proíbe o uso de métodos artificiais de contracepção.
Segundo o Vaticano, a ideia é reunir toda a informação a tempo de um sínodo com famílias que o Papa Francisco planeja para outubro do ano que vem. O tema da reunião será “Desafios pastorais da família no contexto da evangelização”.

Acesse o PDF: Vaticano quer saber como padres lidam com questões tabus em suas paróquias (O Globo, 01/11/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas