03/10/2010 – Maioria das mulheres continua praticando sexo inseguro (Estadão)

03 de outubro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Maioria das mulheres continua praticando sexo inseguro. É o que mostra pesquisa da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo): 67% das quase 2 mil mulheres entrevistadas não pedem para o parceiro usar preservativo em todas as relações sexuais.

“Apesar de 88% conversarem sobre prevenção de gravidez com seus parceiros, elas estão muito vulneráveis às doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV. (…) O problema está entre adolescentes e adultas também”, alerta a ginecologista Arícia Galvão Giribela, coordenadora da pesquisa e membro da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo.

estadosp031010_febrasgo
Fonte: Febrasgo/Bayer; infográfico: AE.

Segundo a médica, o preconceito impede que as mulheres exijam de seus parceiros que usem preservativo. “Elas não querem desagradar a seus parceiros e têm medo de que a exigência da camisinha seja associada à promiscuidade”, explica Arícia, que diz que as mulheres sabem da necessidade de proteção, mas não conseguem colocá-la em prática.

Muitas mulheres não querem “quebrar o clima” na hora H, o que, para a ginecologista, é inaceitável. “Infelizmente, se usa a desculpa de que o preservativo ‘estraga o prazer’, porque este seria o momento de questionar o passado sexual de cada um.”

Acesse: Comportamento de risco (O Estado de S. Paulo – 03/10/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas