05/11/2013 – Pará tem maior percentual dos que se declaram pretos ou pardos, diz estudo

05 de novembro, 2013

(Portal G1) Com uma população total de 7,5 milhões de habitantes, o estado do Pará é a unidade da federação com o maior número de pessoas que se autodeclaram pretas ou pardas no Brasil, apontou estudo inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com a Secretaria de Políticas de Promoção e Igualdade Racial.

Segundo o levantamento (veja quadro ao lado), que será divulgado nesta quarta-feira (6) durante a 3ª Conferência Nacional de Igualdade Racial, em Brasília, 76,7% dos paraenses se declararam pretos ou pardos no censo demográfico de 2010. Destes 69,5% se declararam pardos e 7,2%, negros.

O dados obtidos pelo IBGE no censo serviram de base para a elaboração do estudo, intitulado Mapa da Distribuição Espacial da População Segundo a Cor ou Raça.

O segundo estado com mais autodeclarados negros e pardos (76,3%) é a Bahia. De acordo com o mapa, 17,1% dos baianos se dizem pretos, maior percentual do país. Outros 59,2% se dizem pardos.

No outro extremo da lista de cor e raça está o estado de Santa Catarina. Os catarinenses são os que menos se declararam pretos ou pardos. De acordo com o mapeamento, 2,9% da população do estado da Região Sul se autodeclararam negros e 12,4%, pardos.

Caboclos
Um dos responsáveis pelo levantamento, o pesquisador e assistente da Diretoria de Geociências do IBGE José Senna destacou ao G1 que o alto número de pessoas que se declararam pardas no Pará tem relação com a miscigenação entre brancos e índios na região amazônica.

Já na Bahia, ressaltou Senna, a grande maioria dos entrevistados que se declararam pardos são afrodescendentes.

“Há um elemento caboclo muito forte entre os que se declararam pardos na região amazônica, especialmente no interior do Pará e do Amazonas. Na Bahia, as pessoas que se dizem pardas são afrodescendentes. Na Amazônia, tem um componente indígena muito forte”, observou o pesquisador do IBGE.

Regiões
Proporcionalmente, a região com mais autodeclarados pretos ou pardos entre a população residente é o Norte (73,5% dos 15,8 milhões de habitantes). Em seguida, vêm Nordeste (68,9% dos 53 milhões de habitantes), Centro-Oeste (55,7% dos 14 milhões de habitantes), Sudeste (43,6% dos 80,3 milhões de habitantes) e, por último, Sul (20,5% dos 27,3 milhões de habitantes).

Mapa de pretos e pardos
O mapeamento da população por cor e raça também apontou que mais da metade dos brasileiros se declararam pretos ou pardos no último censo demográfico.

De acordo com o estudo, 50,7% dos 190,7 milhões de habitantes do país se definiram como integrantes de uma das duas etnias.

Conforme o pesquisador José Senna, o mapa elaborado pelo governo mostrou que há uma concentração da população negra e parda na periferia das grandes cidades. Por outro lado, disse, o estudo identificou uma concentração de brancos nas áreas centrais das grandes cidades brasileiras.

O estudo que será apresentado nesta quarta pelo governo permite uma análise da população por cor ou raça em escala intermunicipal. O levantamento aponta, por exemplo, em qual região de uma mesma cidade está o maior ou o menor percentual de pretos ou pardos.

A íntegra do levantamento estará disponível no site do IBGE a partir do final do mês. Na ferramenta, será possível visualizar a representação da população de cor preta ou parda sobre o total da população brasileira, informou a Secretaria da Igualdade Racial.

O estudo, segundo a secretaria, permitirá que os gestores públicos implementem políticas publicas de promoção da igualdade racial a partir de números concretos.

Acesse o PDF: Pará tem maior percentual dos que se declaram pretos ou pardos, diz estudo (Portal G1 – 05/11/2013)   

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas