06/09/2013 – País ganha com reforma política, indica pesquisa do DataSenado

06 de setembro, 2013

(Jornal do Senado) Pesquisa feita pelo DataSenado entre 29 de julho e 22 de agosto indica que a maioria da população apoia mudanças na legislação sobre política, eleições e candidatos. Os dados foram coletados em entrevistas telefônicas, com uma amostragem aleatória de 1.229 pessoas, maiores de 16 anos, distribuídas em todos os estados. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Para 84,1% dos entrevistados, uma reforma política traz vantagens ao país. A maioria (68,8%) também afirma que o voto não deve ser obrigatório, embora 78,9% declarem que, mesmo com voto facultativo, votariam na próxima eleição.

Sobre o tempo de mandato e o direito à reeleição para presidente, governador e prefeito, 42,6% optaram pelo modelo atual: mandato de quatro anos com direito a uma reeleição.

Quanto às coligações partidárias, os resultados revelam que 51% concordam com a regra que permite aos partidos se juntar para disputar a eleição e 47% discordam dela.
Outro tema que divide opiniões é a separação entre as eleições municipais e as estaduais e federais. O modelo atual, com eleições separadas a cada dois anos, foi escolhido por 49,8%, enquanto 48,3% optaram pela unificação.

A maioria (77,9%) declarou preferir votar em um candidato a votar em uma lista com nomes indicados pelo partido.

Além disso, a maior parte (48,6%) disse que as campanhas eleitorais devem receber apenas dinheiro privado.

Info datasenadomulherpolitica06-09-2013

Acesse o PDF: País ganha com reforma política, indica pesquisa do DataSenado (Jornal do Senado, 06/09/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas