(G1) “Os homens precisam entender que eles também transmitem e recebem o HPV. É uma questão de solidariedade entre gêneros, é preciso evitar práticas que levem a infecções”, diz Harald zur Hausen, Nobel de Medicina pela descoberta da ligação do HPV com o câncer de colo uterino.
Presente no Brasil durante a inauguração de um novo centro de pesquisas em oncologia do hospital A.C. Camargo, em São Paulo, o médico comentou que as pessoas levam, em média, de 15 a 20 anos para notar os efeitos do parasita no corpo.
Hausen destaca que os homens, em geral, não estão informados quanto ao perigo de contrair o vírus. Para o médico, é preciso mais responsabilidade por parte da ala masculina. Segundo o médico, há casos como o tumor maligno no ânus que aparecem com mais frequência em homens do que em mulheres, manifestados pelo mesmo tipo de infecção do HPV.
“Há uma chance de erradicar o vírus por meio das vacinas, mas é preciso que elas sejam administradas tanto em homens como em mulheres, de preferência antes do começo da atividade sexual”, explica Hausen.
Acesse essa matéria: Homens precisam tomar cuidado com HPV, diz Nobel de Medicina (G1 – 07/08/2010)