08/07/2011 – Governo vai propor ‘Simples das Domésticas’

08 de julho, 2011

(Folha de S.Paulo) Com o objetivo de simplificar e diminuir os tributos pagos na contratação formal de empregadas domésticas, o Ministério do Trabalho enviará para a presidenta Dilma Rousseff, no prazo de até 60 dias, um projeto semelhante ao Simples Nacional, regime tributário simplificado e destinado às micro e pequenas empresas. A ideia agora é adaptá-lo aos empregadores.

“A nossa ideia é criar um mecanismo que incentive a contratação. Na nossa opinião, para incentivar a contratação, você tem que ter motivação: mais baixos impostos e incentivos”, afirmou o ministro Carlos Lupi (Trabalho). “É o Simples para doméstica. É um simples adaptado, porque é um empregador só. Não é igual [ao Simples Nacional] porque temos que medir e calcular os valores e limites. É nisso que estamos trabalhando”, declarou.

A proposta será discutida com os ministérios da Fazenda, do Planejamento e da Previdência para calcular o real impacto que isso trará às contas públicas. Lupi, entretanto, acredita que o projeto irá ajudar na arrecadação federal.

Essa proposta do governo vai ao encontro de uma convenção aprovada pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) no mês passado e que prevê dar aos trabalhadores domésticos os mesmos direitos básicos de outras categorias.

Leia a notícia completa: Governo deve propor ‘Simples das Domésticas’ em dois meses (Folha de S.Paulo – 08/07/2011)

Veja também: FGTS para doméstica confunde empregador (Folha de S.Paulo – 11/07/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas