(O Estado de S. Paulo) Com os resultados da eleição em 3 de outubro, as bancadas de defensores dos direitos de homossexuais no Congresso aumentou: são 154 deputados e 24 senadores, segundo levantamento preliminares da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), que ainda busca adesão de mais deputados e senadores.
A grande maioria dos apoiadores da causa LGBT estão nos partidos ditos de esquerda, mas distribuídos por diversas legendas.
“Aumentou muito (a bancada). Estão citadas as pessoas que temos certeza que são aliadas. Essas pessoas já se posicionaram publicamente e ainda vamos conversar com as outras que foram eleitas”, afirmou o presidente da associação, Toni Reis. Ele considera que, depois dos contatos com os novos parlamentares, não será difícil ultrapassar a bancada deste mandato, de 220 parlamentares aliados.
Entre os deputados mais votados de diversos estados estão alguns aliados declarados como Manuela D”Ávila (PCdoB-RS), ACM Neto (DEM-BA), Gastão Vieira (PMDB-MA) e Reguffe (PDT-DF). Para a bancada parlamentar foi eleito Jean Wyllys (PSOL-RJ), considerado o primeiro gay ativista eleito para a Câmara.
“Entre as principais reivindicações do movimento LGBT estão a aprovação do projeto de união civil entre pessoas do mesmo sexo, a provação de leis que combatam a violência e a discriminação contra a comunidade LGBT e a adoção do nome social para as pessoas transexuais”.
Leia na íntegra: Direitos dos homossexuais são defendidos por 154 deputados (O Estado de S. Paulo – 08/10/2010)