(Rádio ONU) Esta sexta-feira, 11 de outubro, é comemorado o Dia Internacional da Menina e o Secretário-Geral da ONU está fazendo um pedido em prol da educação para todas as meninas e garotas do mundo.
Ban Ki-moon ressalta a importância de garantir seus direitos, lutar contra a discriminação e a violência enfrentada por muitas menores. Para Ban, a melhor opção é providenciar às meninas “a educação que elas merecem”.
Obstáculos
O chefe da ONU lembra que em muitos países, as jovens são impedidas de progredir ou de frequentar a escola. E segundo ele, os obstáculos são ainda maiores quando a mãe também foi privada de ter educação, quando as meninas vivem em uma comunidade pobre ou têm algum tipo de deficiência.
Ban Ki-moon cita a iniciativa “Educação em Primeiro Lugar”, que busca colocar todas as crianças na escola, em especial meninas, e “criar cidadãos globais que consigam enfrentar os desafios complexos do século XXI”.
Investimentos
O Secretário-Geral defende novas soluções para os desafios da educação das garotas e diz ser necessário “ouvir a voz dos jovens”. Ban nota que a campanha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e as metas para o período pós-2015 devem abordar os problemas que envolvem as joves do mundo todo.
No Dia Internacional da Menina, Ban Ki-moon ressalta também a importância do investimento na educação para que as garotas “possam progredir no seu desenvolvimento pessoal e contribuírem para o futuro”.
*Apresentação: Edgard Júnior.
Acesse o PDF: Em Dia Internacional, ONU pede garantia do direito à educação de meninas (Rádio ONU – 11/10/2013)