12/11/2011 – Mães acampam na fila para garantir vaga em creche; em SP espera bate recorde

12 de novembro, 2011

(G1/O Estado de S. Paulo) Em frente a uma creche em Cariacica, na Grande Votória (ES), as mães começaram a fazer fila desde quinta (10/11). A espera promete ser longa, pois as matrículas só começam em 4 de dezembro. Geovana de Azevedo conta que tentou uma vaga para o filho no ano passado e não conseguiu. Por isso, resolveu vir para a fila com uma boa antecedência. “Eu trabalho e tenho que pagar alguém para vigiar meu filho quando não estou em casa. Tenho que pagar o transporte, o colégio, assim não dá. Esse ano eu vou ficar na fila para garantir a vaga do meu filho”, diz ela.

Em São Paulo, a espera por uma vaga na rede municipal de creches bateu recorde em setembro. Hoje, 174.168 crianças estão na fila por uma matrícula na cidade; há quatro anos, esse número era de 158.689. O número é resultado de uma série de projetos que não foram para frente. Hoje, a maioria das creches é administrada por entidades filantrópicas. Em 70% desses casos o prédio utilizado para abrigar as crianças pertence à entidade responsável.

A Secretaria Municipal de Educação diz que adota a fórmula porque tem dificuldades para encontrar terrenos livres nos bairros com maior procura. O plano de ações da Prefeitura prevê a construção de 59 unidades próprias e a troca de um terreno de 20 mil metros quadrados no Itaim-Bibi, na zona sul, por creches. Mesmo se ambas as ações saírem do papel, a meta de zerar o déficit ainda ficará distante.

Leia na íntegra:
Mães montam acampamento na fila para garantir vaga em creche, no ES (G1 – 12/11/2011)
Espera por vaga em creche de São Paulo bate novo recorde na gestão Kassab (O Estado de S. Paulo – 09/11/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas