13/03/2012 – ‘O século 21 é das mulheres’, diz Dilma no Senado

13 de março, 2012

dilmanosenado300_rstuckertfo_pr(Por Lilian Venturini, do estadao.com.br/MSN) A presidente Dilma Rousseff participou nesta terça-feira, 13, da solenidade em homenagem às mulheres que foram agraciadas com o diploma ‘Mulher Cidadã Bertha Lutz’. No momento em que passa por um momento de tensão em seu governo, Dilma defendeu a busca da igualdade social e de oportunidades. Contrariando a expectativa, Dilma não investiu em um discurso político e ao relacionar cada uma das mulheres que ocupam seu governo, lembrou que o Brasil foi o primeiro país em que uma mulher abriu a Conferência da ONU.

‘Acredito que o século 21 é o século das mulheres’, disse. No início de seu discurso no plenário do Senado, em sessão conjunta da Câmara e Senado, Dilma falou das mulheres premiadas, ‘que são mulheres de luta, de reflexão, que exercitaram suas atividades em prol do Brasil e que tiveram coragem de fugir do conformismo, defenderam igualdade de gênero e oportunidades’. Saudou especificamente a nova presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, e a ministra da Secretaria das Mulheres, Eleonora Menicucci.

O prêmio é concedido a personalidades femininas que contribuíram para ampliação dos direitos da mulher na sociedade. Conforme o Estado mostrou neste domingo, 10, Dilma deve aproveitar o evento para não apenas exaltar a força feminina, como fazer agradecimentos ao Congresso.

Além da presidente, receberam as homenagens Maria do Carmo Ribeiro, ex-mulher do dirigente comunista Luiz Carlos Prestes (1898-1990); a primeira senadora da história do Brasil, Eunice Mafalda Michiles; a representante da Comissão Pastoral da Terra Rosali Scalabrin; e a professora associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia Ana Alice Alcântara da Costa, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres.

Esta é a 11ª premiação desde a criação do diploma, em 2001, com o nome de Bertha Lutz (1894-1976), que foi uma das pioneiras do feminismo no Brasil, líder na luta pelo direito de voto das mulheres.

Acesse na íntegra em pdf: ‘O século 21 é das mulheres’, diz Dilma no Senado (MSN Notícias – 13/03/2012)

Saiba mais:
Dilma recebe prêmio e diz que igualdade de gênero é prioridade do governo (Agência Câmara – 13/03/2012)
Veja o perfil das premiadas (Agência Senado – 13/03/2012)
Presidenta defende igualdade de oportunidades para mulheres – ouça a reportagem de Saulo Moreno, da Rádioagência Nacional:

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas