13/08/2013 – Deputadas e federação pedem que direitos dos domésticos passem por comissões

13 de agosto, 2013

(Agência Câmara) O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, recebeu nesta terça-feira a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Creuza Maria de Oliveira, e as deputadas Janete Rocha Pietá (PT-SP) e Benedita da Silva (PT-RJ). Várias representantes das domésticas também estavam presentes.

Elas vieram pedir ao presidente que a regulamentação dos direitos dos trabalhadores domésticos (Projeto de Lei Complementar – PLP 302/13) seja analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, e não diretamente pelo Plenário, como prevê o Regimento Comum do Congresso.

Concordância dos líderes

De acordo com Benedita, o presidente afirmou que, se houver a concordância dos líderes, ele poderá colocar em votação pelo Plenário requerimento nesse sentido. Benedita informou que, agora, o trabalho será de convencimento dos deputados e dos líderes partidários.

O texto, já aprovado pelo Senado, é resultado do trabalho da comissão mista sobre a regulamentação de dispositivos da Constituição. Pelo Regimento Comum do Congresso, propostas apresentadas por comissões mistas devem ser analisadas diretamente pelos Plenários das duas Casas legislativas.

Mas, no Senado, para construir consenso, o texto passou antes pela Comissão de Constituição e Justiça. O presidente da comissão mista, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), havia previsto na semana passada que o texto deveria ser votado diretamente pelo Plenário.

Acesse o PDF: Deputadas e federação pedem que direitos dos domésticos passem por comissões (Agência Câmara, 13/08/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas