13/09/2011 – Miss Universo é alvo de racismo em site neonazista

13 de setembro, 2011

(G1) Vencedora da edição 2011 do concurso Miss Universo, a angolana Leila Lopes sofreu ofensa racista de admiradores de Adolf Hitler pelo fato de ser negra. Mensagens em português e em inglês postadas num site que se define nacionalista branco e possui adeptos do ditador nazista Adolf Hitler compararam a ganhadora do título de mais bela do mundo a uma “macaca”.

“Felizmente, o racismo não me atinge, pois são as pessoas racistas que tem um problema. Devemos nos respeitar, independente do sexo, cor ou classe social”, declarou a nova Miss Universo.

Ofensas covardes

Angolana? Depois falam que não é resultado arranjado, é pura cota, podia por uma macaca para competir que ganharia também, foi totalmente aleatório mas tinha que ser uma das pretinhas, pela mor… Alguém assistiu essa porcaria? Serio?”, escreve um integrante da comunidade brasileira do site, que utiliza o símbolo da suástica nazista abaixo de um pseudônimo.

Outro membro escreveu em inglês “monkey in a dress? absolutely revolting” (macaco em um vestido? absolutamente revoltante) abaixo da foto de Leila.

Confesso que nem assisti, pois já imaginava o que viria a acontecer. Agora só falta Hollywood chamar a vencedora para fazer o papel da filha do King Kong”, afirma outro integrante na página do Stormfront sobre a nova miss Universo. Este diz morar em Santa Catarina.

Também houve insultos às candidatas europeias, questionando o “grau de pureza” racial das garotas, em razão da opção religiosa delas, ou se eram realmente brancas, pelo fato de algumas não terem olhos azuis e cabelos loiros. 

Segundo o portal de notícias G1, o Stormfront já é investigado pela Polícia Civil de São Paulo por suspeita de ligações com grupos neonazistas que promovem ataques a negros, judeus, nordestinos e imigrantes no estado. De acordo com investigadores, os responsáveis pelas mensagens usam apelidos por medo. Caso sejam identificados, podem responder por crime de injúria racial. Mas para isso, é necessário que as vítimas prestem queixa numa delegacia.

Caso sejam considerados culpados, os donos dos comentários podem ser condenados a penas de reclusão de 1 a 3 anos. Como a punição é de menor potencial ofensivo, ela pode ser convertida em pagamentos de cestas básicas ou prestações de serviços comunitários.

Leia também: Artistas negras comemoram vitória de angolana no Miss Universo (G1 – 13/09/2011)   

Saiba mais

Acesse na íntegra:
Miss Universo 2011 sofre racismo em site que ostenta suástica nazista (G1 – 13/09/2011)   
“Felizmente, o racismo não me atinge”, diz Miss Universo 2011 (Terra – 13/09/2011)  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas