(SPM/Folha.com) O Conselho de Ética do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) recomendou de forma unânime o arquivamento do processo de suspensão do comercial da Hope protagonizado por Gisele Bündchen. A peça publicitária foi alvo de críticas do governo federal por supostamente desrespeitar a condição feminina. Com a decisão, o polêmico comercial continua liberado para veiculação.
Os membros do conselho acompanharam o voto do relator, que considerou os estereótipos presentes na campanha “comuns à sociedade e facilmente identificados por ela, não desmerecendo a condição feminina”, segundo a nota divulgada.
As denúncias recebidas pelo Conar partiram da Secretaria de Políticas para as Mulheres, chefiada pela ministra Iriny Lopes, que acionou o Conar para pedir a suspensão da propaganda, por considerá-la ofensiva à imagem da mulher. Para o governo federal, “a propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grande avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas”- 07/10/2011 – Propaganda da Hope mostra sexismo atrasado, diz Iriny Lopes
A assessoria da Hope negou que houvesse qualquer intenção “sexista” na campanha. Representantes do governo, do anunciante e da agência participaram da sessão de julgamento. Cabe recurso da decisão, mas a SPM divulgou nota em que informa que acata a decisão do órgão e não pretende recorrer. – SPM vê avanço em ação do Conar e descarta recorrer da decisão (SPM – 13/10/2011)
Leia a matéria completa: Conar libera propaganda da Hope com Gisele Bündchen (Folha.com – 13/10/2011)
Conar libera campanha com Gisele Bündchen (O Estado de S. Paulo – 14/10/2011)
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