13/10/2012 – Tribunal de Justiça da Bahia regulamenta casamento homoafetivo

13 de outubro, 2012

(Folha de S. Paulo) O Tribunal de Justiça da Bahia regulamentou o casamento entre pessoas do mesmo sexo nesta semana, em decisão comemorada por entidades de defesa dos direitos dos homossexuais.

A norma obriga os cartórios de registro civil baianos a realizar o casamento gay, que já havia sido autorizado pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em outubro de 2011, mas não foi aceito automaticamente em todo o país.

Até esta semana, o casamento gay só havia sido regulamentado nos Estados de Alagoas e São Paulo -onde houve uma cerimônia gratuita com 47 casais homossexuais no último dia 28.

O texto publicado na quarta-feira pelo TJ baiano foi considerado “um marco” pelo GGB (Grupo Gay da Bahia).

Os casais gays agora poderão automaticamente trocar sobrenomes, ter direito a herança do cônjuge e adotar o estado civil de casados.

Outra diferença em relação à simples união estável é que poderão se casar de forma imediata, sem precisar provar judicialmente estarem juntos por ao menos três anos.

A desembargadora Ivete Caldas, que assinou o provimento, diz que é importante “atualizar a concepção familiar na comunidade”.

A norma passa a valer a partir do dia 26 de novembro -prazo necessário para a adequação do sistema do TJ e dos cartórios-, mas os interessados já podem registrar pedidos pela internet.

 

Acesse em pdf: Tribunal de Justiça da Bahia regulamenta casamento gay (Folha de S.Paulo – 13/10/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas