13/11/2012 – Reportagens sobre desigualdade e preconceito são consagradas pelo Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo

13 de novembro, 2012

(Comunique-se) A segunda edição do Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo consagrou oito trabalhos que deram destaque para o combate ao preconceito. A entrega aconteceu na noite dessa segunda-feira, 12, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

Na Mídia Impressa, os vencedores foram Antonio Gois e Alessandra Duarte, com a matéria Desigualdade em trabalhos iguais, de O Globo. Com dados do IBGE, o texto relaciona diferenças salariais no mercado de trabalho com a cor da pele. “Negros ganham menos do que brancos e mulheres ganham menos do que homens, inclusive no jornalismo”, disse Góis.

A ganhadora da categoria televisão foi Luciana Barreto, da TV Brasil, que produziu a reportagem Negros no Brasil – Brilho e Invisibilidade. “Quando a gente compilou os números (para a matéria), percebemos que a realidade era muito dura. Tivemos que pensar em como não fazer as pessoas chorarem em casa”, contou Luciana. Na mesma categoria, Miriam Leitão e Claudio Renato receberam menção honrosa pelo trabalho A arqueologia da escravidão, da GloboNews. “Foi um reportagem emocionante de fazer. Chamei historiadores negros, jovens, que pudessem contar a chegada dos negros pelo Valongo”, disse Miriam.

Durante a entrega dos prêmios o professor e jornalista Muniz Sodré foi homenageado pela sua militância no combate ao racismo. “Abdias Nascimento se arriscou para garantir o protagonismo do negro na sociedade brasileira. A palavra da libertação e da afirmação do negro ninguém para mais”, afirma Sodré.

Confira a lista dos vencedores da segunda edição do Prêmio Abdias Nascimento de Jornalismo:

Mídia Impressa
Antonio Gois e Alessandra Duarte, Desigualdade em trabalhos iguais, O Globo – RJ

Televisão
Luciana Barreto e equipe, Caminhos da Reportagem: Negros no Brasil – Brilho e Invisibilidade, TV Brasil – RJ

Menção honrosa: Míriam Leitão e Claudio Renato, A arqueologia da escravidão – Cemitérios dos Pretos Novos e Cais do Valongo, Globo News – RJ

Rádio
Nestor Tipa Junior, Quilombos urbanos, Rádio Gaúcha – RS

Especial de Gênero
Ed Wanderley, Negra é minha cor, Diário de Pernambuco – PE

Internet
Priscila Borges, UNB já formou mais de 1 mil universitários pelas cotas, Portal iG – DF

Mídia Alternativa ou Comunitária
Tatiana Félix, Karol Assumção, Natasha Pitts e Rogeria Araujo, Série Negros no Ceará: Redenção?, Agência Adital – CE

Fotografia
Nilton Fukuda, Excluídos pelo Crack, O Estado de São Paulo – SP

 

Acesse em pdf:Prêmio Abdias Nascimento consagra reportagens sobre desigualdade e preconceito (Comunique-se – 13/11/2012)

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas