(O Estado de S. Paulo) Reportagem publicada no Suplemento Feminino do jornal divulga ações de responsabilidade social de empresas que buscam beneficiar mulheres nas áreas de promoção da saúde e inserção no mercado de trabalho.
Um exemplo é o programa Avon Contra o Câncer de Mama, mantido pelo Instituto Avon, que atua também em outra vertente, com a campanha Fale Sem Medo Não à Violência Doméstica. “Os mais de R$ 7 milhões arrecadados com a venda dos produtos anualmente são revertidos para essas iniciativas. Mais de 1,65 milhão de mulheres já foram beneficiadas”, informa o diretor executivo Lírio Cipriani.
Esses recursos são destinados, entre outras coisas, à aquisição de mamógrafos que são doados para hospitais e centros de saúde, capacitação de profissionais e estruturação de centros de prevenção de câncer de mama em hospitais de Barretos (SP) e Salvador (BA). O Instituto Avon também apoia o desenvolvimento de dois portais, que divulgam a Lei Maria da Penha visando contribuir para um melhor atendimento para as mulheres que passam por situações de violência doméstica.
O Instituto Lojas Renner atua em todas as comunidades em que as Lojas Renner estão presentes, com recursos de origem orçamentária, incentivos fiscais e ajuda da Campanha Mais Eu, quando são doados 5% da venda líquida de mercadorias durante quatro dias. “Apoiamos ações sociais que têm o objetivo de inserir a mulher no mercado de trabalho. Isso é feito, por exemplo, identificando-se oportunidades e preparando-as para processos de seleção”, explica Jair Kievel, gerente de responsabilidade social do Instituto Lojas Renner.
O Consulado da Mulher, da marca Cônsul, busca estimular mulheres a ter seu próprio negócio. Em oito anos, mais de 25 mil mulheres já foram beneficiadas. “Trabalhamos assessorando outras ONGs, e também temos o nosso espaço físico em Rio Claro, São Paulo, Joinvile e Manaus”, explica Leda Böger, coordenadora geral do Instituto Consulado da Mulher.
Saiba mais: Em nome das mulheres (O Estado de S. Paulo – 14/08/2010)