17/05/2010 – Dia mundial de combate à homofobia (Mix Brasil)

17 de maio, 2010

Em 17 de maio, o mundo inteiro celebra o Dia de Luta contra a Homofobia. Esse dia foi escolhido para que todos e todas lembrem a importância de se combater toda e qualquer atitude discriminatória com base na orientação sexual. Nesse mesmo dia, em 1990, a Organização Mundial da Saúde retirou a homossexualidade de sua lista de doenças mentais.

No Brasil, assim como em diversos outros países, essa data constitui uma oportunidade para que governos e sociedade dêem maior atenção ao grave problema da homofobia, que todos os dias atinge homens e mulheres homossexuais, que são agredidos física e moralmente pelo simples fato de existirem e de serem quem são.

O dia serve também para lembrar que hoje 76 países ainda criminalizam a homossexualidade e que igrejas das mais variadas denominações condenam as práticas homossexuais, o que leva à discriminação, ao ódio, ao homicídio e ao suicídios de homossexuais que não são aceitos em casa, no trabalho ou na escola, e não têm garantidos seus direitos civis.
“Só no Brasil, são cerca de 78 direitos a que o cidadão homossexual simplesmente não tem acesso, boa parte deles decorrente da não permissão para o casamento entre pessoas do mesmo sexo”, diz a matéria divulgada pelo site Mix Brasil.

Leia essa matéria na íntegra: Dia Mundial de Luta contra Homofobia é hora de reflexão (Mix Brasil – 17/05/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas