18/10/2012 – Mulheres já são chefes de família em 37% dos lares brasileiros

18 de outubro, 2012

(O Globo) Assim como avança no mercado de trabalho, a mulher assume cada vez mais o papel de responsável pela família. Em dez anos, sua participação subiu de 22,2%, em 2000, para 37,3% em 2010, de acordo com os dados do Censo 2010, divulgados ontem pelo IBGE. O IBGE traçou um perfil de quem é esse chefe de família. A maioria ainda são mulheres sozinhas com filhos. Nos lares onde a presença feminina é a referência, só 46,4% são casadas. Quando o responsável é homem, o percentual sobe para 92,2%. Essas proporções eram bem diferentes em 2000. Naquela época, só 19,5% tinham companheiro.

Leia também: Elas é que mandam, por Zuenir Ventura

Cresce nº de casais em que ambos têm renda

Taxa de fecundidade chega a 3,9 filhos entre mulheres com pouco estudo e renda

A secretária executiva Joice Hurtado mora sozinha com os filhos. Após dois casamentos, que duraram 13 anos ao todo, ela vive hoje com os filhos gêmeos, de 9 anos, e o de 2 anos, de sua segunda união. Além disso, sustenta a mãe, desempregada e sem aposentadoria, e o irmão mais novo, de 20 anos, que recebe salário mínimo como estagiário de Direito.

— A principal dificuldade é em relação à educação. Gasto R$ 1.300 com os três, que têm bolsas de estudos. Só com as compras de supermercado, gasto mil reais por mês. É impossível manter um padrão mínimo ganhando menos que R$ 5 mil — diz Joice.

Para a economista Ana Amélia Camarano, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a responsabilidade familiar feminina veio para ficar:

— Não há qualquer indício de que isso vá mudar. As mulheres já respondem por 42% da renda das famílias.
O censo também mostrou que a renda familiar não é exclusividade do chefe: em 62,7% das famílias, responsável e cônjuge têm renda. Em 21,2% dos lares onde a mulher é referência, ela não tem renda.

Acesse em pdf: Mulheres já são chefes de família em 37% dos lares brasileiros (O Globo – 18/10/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas