19/12/2012 – Mulheres só ganham mais do que homens em três setores

19 de dezembro, 2012

(Folha.com) As mulheres continuam ganhando salários menores que os homens no Brasil em 17 setores e atividades de trabalho. O rendimento feminino ficou acima somente nas áreas de indústria extrativa, construção civil e transporte, e correio e armazenagem. Os dados são de pesquisa do IBGE no Censo de 2010, divulgada hoje.

Leia também Número de mulheres no mercado de trabalho cresceu 24% em 10 anos, diz IBGE

Ao todo, foram analisados 20 setores de trabalho. Nos ramos em que as mulheres têm vantagem, elas ganhavam 10,5%, 65,8% e 0,3% mais do que os homens, respectivamente.

Essas áreas, porém, têm pequena presença feminina e as mulheres ocupam, em geral, cargos de nível técnico e superior, como atividades ligadas à administração, gerência ou coordenação de projetos, de acordo com o IBGE.

Longe das áreas operacionais que pagam salários mais baixos, diz o instituto, a remuneração feminina é mais alta nessas atividades, nas quais podem exercer, por exemplo, cargos como de engenheiras na indústria extrativa ou na construção.

Pelos dados da pesquisa, a maior diferença entre salários de homens e mulheres estava nas atividades de saúde e serviços sociais, cuja remuneração delas representava 48,4% da masculina.

Em seguida, vinham a indústria (elas ganhavam 62,8% do rendimento dos homens), atividades profissionais, técnicas e científicas (63,2%) e atividades financeiras (63,6%).

Em média, as mulheres recebiam 73,8% do salário dos homens. Elas tinham, em 2010, rendimento médio de R$ 1.070, contra R$ 1.451 dos homens.

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

Em poucos setores, a remuneração delas em relação à masculina ficava acima dessa média. Eram exemplos os setores de gás e eletricidade (89,1%) e artes, cultura e esportes (86,1%).

 

Acesse em pdf: Mulheres só ganham mais do que homens em três setores (Folha.com – 19/12/2012)

Leia mais: Mulher ganha menos em qualquer trabalho (O Globo – 19/12/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas