21/03/2011 – Conflito de interesses marca pesquisas sobre menopausa (Folha)

21 de março, 2011

(Folha de S.Paulo) Pesquisas pró-reposição hormonal foram realizadas por médicos financiados por indústrias de remédio. Revisão de 50 trabalhos científicos feita pela Georgetown University Medical Center, em Washington, aponta problemas éticos na maioria deles.  

Segundo o levantamento, “pesquisadores pró-reposição declararam ter recebido pagamentos de laboratórios por palestras ou financiamento de estudos”. 

Dos 50 artigos analisados, 32 foram considerados favoráveis à terapia, entre os quais 30 foram escritos por autores com conflitos de interesse.

A revisão das pesquisas sobre a terapia foi realizada a partir da publicação do estudo Women Health’s Initiative, em 2002, mostrando que a reposição aumenta riscos de câncer da mama e de doenças cardiovasculares. 

Leia a reportagem: Conflito de interesses marca pesquisas sobre menopausa (Folha de S.Paulo – 21/03/2011)


Hélio Schwartsman, articulista da Folha de S.Paulo, analisa o uso de estatística e afirma que, “num mundo que produz milhares de trabalhos científicos por semana, é uma questão de tempo até que surja um estudo que contradiz os anteriores”.

Acesse o artigo: Estatísticas são exatas, mas as interpretações humanas, não, por Hélio Schwartsman (Folha de S.Paulo – 21/03/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas