21/06/2011 – Mulheres sauditas cobram apoio público de Hillary ao direito de dirigir

21 de junho, 2011

(Folha de S.Paulo) “Hillary: Onde você está quando mais precisamos?”, pergunta a associação saudita Women for Driving (em português, mulheres pelo direito de dirigir), em carta pública em que interpela a secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton.

Em resposta, a porta-voz do Departamento de Estado norte-americano, Victoria Nuland, declarou que Hillary está fazendo uma “diplomacia silenciosa” a favor de mulheres sauditas que reivindicam o direito de dirigir.

A campanha das sauditas pelo direito de estar ao volante começou há um mês no país, quando Manal al Sharif, foi detida por dirigir e por postar vídeos no YouTube incentivando outras mulheres a seguir seu exemplo. Desde então ativistas vêm organizando, por meio das redes sociais, protestos e manifestações. Na sexta-feira, cerca de 40 mulheres dirigiram pelo país. 

A organização Women for Driving havia escrito para Hillary Clinton em 3 de junho pedindo apoio público. “Esperávamos que o pedido fosse recebido calorosamente, o que infelizmente não aconteceu”, diz o documento divulgado.

“Há momentos em que faz sentido fazê-lo [defender direitos universais às mulheres] publicamente e há momentos para a diplomacia silenciosa”, explicou Nuland.

Protestos são corajosos, diz Hillary Clinton

“A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, manifestou ontem seu apoio às ‘corajosas’ mulheres da Arábia Saudita, que recentemente lançaram um protesto para terem direito a dirigir. É o primeiro comentário público de Hillary sobre o assunto, tido como delicado por causa dos complexos laços entre os governos saudita e dos Estados Unidos.” – Protestos são corajosos, diz Hillary Clinton (Folha de S.Paulo – 22/06/2011)

Leia também: Vida na contramão (Folha de S.Paulo – 22/06/2011), entrevista com Rainya Almahozi, saudita de 24 anos que conseguiu a habilitação no Bahrein e incentiva outras mulheres a dirigir no país.

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas