21/11/2010 – “Os brasileiros têm pouca tolerância ao diferente”, diz pesquisador (Estadão)

21 de novembro, 2010

(O Estado de S. Paulo) Estudioso do tema das masculinidades, o professor Fernando Seffner, em entrevista ao caderno Aliás, fala sobre reações homofóbicas e afirma que “os brasileiros têm pouca tolerância ao diferente”. 

Para o pesquisador gaúcho e professor de educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a discussão é seminal por levar à reflexão sobre violências e intolerâncias, sejam elas em espaços restritos como baladas universitárias, sejam elas em cenários públicos.  

Perguntado se houve um aumento da violência contra os homossexuais, Fernando Seffner pondera que há uma mistura de fatores que promovem um aumento dessa violência. “Um deles é a maior visibilidade dos indivíduos gays, que ajuda a provocar reações. Aqueles que ficam escondidos, que nunca dizem de si, são mais difíceis de ser interpelados. Claro que, se está todo mundo na Parada do Rio, dificilmente há reações contrárias. Estamos nos referindo a uma visibilidade de grupos menores ou de indivíduos, que ficam mais vulneráveis à agressão. Em segundo lugar, a nossa democracia tem permitido mais voz a quem tinha pouca. O melhor exemplo é o da violência contra a mulher. Temos tido uma explosão de denúncias. Existe a consciência de que o que antes não era denominado violência agora pode vir a ser.”

Leia a entrevista na íntegra: Com fogo nas ventas, entrevista Fernando Seffner (O Estado de S. Paulo – 21/11/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas