23/04/2012 – Intelectual negra defende escrita como direito das mulheres e dos pobres

23 de abril, 2012

(Lílian Beraldo e Juliana Cézar Nunes, da Agência Brasil) A escritora mineira Conceição Evaristo defendeu nesta semana, durante debate na 1a Bienal do Livro e da Leitura, a escrita como um direito de todos, que alcance camadas mais pobres da população e mesmo as excluídas em certos contextos, como as mulheres. “Tanto como a saúde e a educação, as populações pobres e as mulheres têm direito de se apropriar de um instrumento que, por vezes, é encarado como propriedade de certos estratos sociais”, disse.
Para ela, esses grupos precisam garantir o acesso à linguagem, à leitura e à escrita ou estarão sendo lesados em sua cidadania. “Essas populações precisam se apropriar desse direito para uma cidadania plena. O domínio da leitura e escrita é essencial, principalmente, em uma sociedade em que vale o que está escrito”, defendeu a autora de Ponciá Vicêncio.
Em um debate sobre o papel do negro na literatura brasileira, Conceição lembrou da construção ficcional de personagens negras, principalmente a de mulheres a quem, em geral, é negado o direito à maternidade. “Na literatura brasileira, nossas mulheres negras não são mães. No máximo, a mãe preta, que cuida da prole alheia”, disse a escritora mineira.
Para ela, da mesma forma que o discurso histórico tenta esconder os feitos e as contribuições de negros africanos para a construção do Brasil, a literatura pode estar caminhando nessa mesma direção ao silenciar personagens negras. Ela citou romances como São Bernardo, de Graciliano Ramos, e Agosto, de Rubem Fonseca, como exemplos de textos em que os negros existem como personagens, mas não têm direito à fala.  “O que uma ficção que cria personagens sem fala está construindo? A literatura brasileira nega a presença negra na constituição da nacionalidade brasileira?”.
Perguntada sobre estratégias para quebrar esse silenciamento – tanto na literatura como na vida das mulheres –,  ela citou a educação como ponto prioritário. “É a questão de furar brechas, de se apropriar de determinados conhecimentos. Volto à questão da escrita, da alfabetização. [É preciso] furar esses espaços e se apropriar dessas ferramentas que, se não propiciam um lugar melhor economicamente, propiciam possibilidade de crítica e enfrentamento.”
No mesmo debate, o sambista e escritor Nei Lopes defendeu a existência de uma literatura afro-brasileira. “A literatura negra existe. Ela [a literatura] é um conjunto de criações que se referem a determinado contexto geográfico, linguístico ou temporal. No caso da literatura afro-brasileira, o elo é a questão identitária [que cria identidade]”, defendeu o autor da Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana.

Leia em PDF: Intelectual negra defende escrita como direito da cidadania na Bienal do Livro e Leitura de Brasília(Agência Brasil – 23/04/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas