23/05/2011 – Dilma não consegue elevar participação feminina em chefias (Folha)

23 de maio, 2011

(Folha de S.Paulo) No governo da primeira presidenta brasileira, as mulheres ocupam apenas 1/5 dos cargos de segundo escalão – 55 de um total de 262 -, participação ligeiramente abaixo do fim do governo Lula.

Passados quatro meses de nomeações, Dilma Rousseff não conseguiu atingir o objetivo de elevar a participação feminina nos principais postos de comando e assessoria do segundo escalão federal, ou seja, secretárias-executivas, secretárias de Estado, assessoras-chefes e presidentas de institutos.

As mulheres são 45% dos servidores civis ativos do Executivo, mas esse número cai drasticamente quando se eleva a hierarquia dos postos, por motivos que podem ir das particularidades de gênero até as negociações políticas com aliados.
Na transição, Dilma Rousseff orientou aliados a buscar mulheres para ocupar a Esplanada; porém, essa é uma deliberação de cada partido. Somente o PT cumpriu a orientação. Nove dos 17 representantes petistas na Esplanada são mulheres. Aliás, todas as titulares do primeiro escalão vêm da cota do PT.

Ainda assim, a participação feminina na Esplanada sob Dilma supera a de antecessores. No fim do governo Lula, havia somente três ministras na equipe.

Leia matéria na íntegra: Dilma não consegue elevar participação feminina em chefias (Folha de S.Paulo – 23/05/2011)

Leia mais: Desejos distintos podem ajudar a explicar desequilíbrio entre gêneros, por Hélio Schwartsman (Folha de S.Paulo – 23/05/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas