(Folha de S.Paulo) Primeira integrante brasileira do Femen, grupo feminista famoso pelos protestos nus, Sara Winter, 19, foi presa neste domingo durante jogo da Eurocopa, em Kiev, capital da Ucrânia, segundo o “Fantástico”, da TV Globo.
Winter e uma ucraniana, também membro do Femen, protestavam em frente ao estádio onde jogavam Inglaterra e Itália, pelas quartas-de-final do campeonato.
As duas estavam com os seios à mostra, estratégia habitual do grupo. Além disso, tinham pintado na barriga os dizeres “estuprada pela Euro [Eurocopa] 2012 [competição entre as seleções de futebol do continente]”.
Carregavam também cartazes que diziam “sexo livre”, criticando o turismo sexual impulsionado por eventos esportivos.
Logo após o início do protesto, fotógrafos e cinegrafistas cercaram a dupla.
As duas gritavam palavras de ordem, mas foram rapidamente contidas por policiais e devem passar a noite presas, segundo o “Fantástico”.
Winter saiu do Brasil na última quinta-feira e só chegou à Kiev na noite deste sábado (23).
Apesar da longa viagem, ela não sabia se conseguiria protestar. Na manhã do sábado, outras três integrantes do Femen mal começaram a protestar e logo foram abordadas por policiais.
Leia em PDF: Brasileira é presa em protesto feminista na Ucrânia (Folha de S.Paulo – 25/06/2012)
(Jornal do Brasil) Um dia após participar de protestos do grupo feminista Femen na Eurocopa de 2012 e ser detida pela polícia ucraniana, a brasileira Sara Winter usou o Facebook para acalmar amigos e familiares. Na manhã desta segunda-feira, ela publicou que nem chegou a ir para a cadeia.
“Gente, eu já saí da cadeia!”, escreveu. “Aliás, eu nem cheguei a ir para a cadeia, me prenderam apenas até o fim do jogo dentro do carro, assinei uns papéis e fui embora”.
Leia na íntegra: Após protesto, brasileira é libertada na Ucrânia e tranquiliza amigos (Jornal do Brasil – 25/06/2012)
Assista à reportagem: Brasileira é presa na Ucrânia durante protesto na Eurocopa (Fantástico – 24/06/2012)