24/10/2013 – Dilma contesta promessa e afirma que meta é construir 6 mil creches

24 de outubro, 2013

(O Globo) A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o governo federal não tem como meta a construção de 8.685 creches, embora ela própria tenha anunciado esse número, como resultado da ampliação do compromisso inicial de seis mil unidades, durante o programa de rádio “Café com a presidenta” no último dia 1º de abril. O número de 8.685 foi publicado ontem em reportagem do GLOBO que mostra que, com as 1.180 creches que o Ministério da Educação já construiu e entregou no atual governo, a presidente teria que inaugurar 31 novas unidades por dia para cumprir o total estabelecido.

Ao visitar ontem, em Belo Horizonte, uma creche já em funcionamento — fruto de parceria da prefeitura da capital com o governo federal —, Dilma, sem citar O GLOBO, disse não saber de onde surgiu o número de mais de oito mil creches:

— O governo federal tem esse compromisso de seis mil creches. Tem umas coisas estranhas. De repente, meu compromisso de seis mil virou oito-mil. Não sei muito bem de onde apareceram os oito mil. Eu vivo perguntando aos meus botões: quem são as fontes do Planalto, além das fontes de água? (O Planalto) Tem uma linda fonte de água. Mas as fontes do Planalto às vezes me intrigam, porque de repente eu tinha uma pauta de seis mil e pergunto para mim mesma quem foi que aumentou para oito mil. Eu tô assumindo meu compromisso com seis mil. E espero que as fontes do Planalto se restrinjam às fontes de água — disse ao fim de seu discurso.

COMPROMISSO “ERA SEIS MIL”

Mas no programa semanal de rádio, em 1^ de abril, a presidente falou que o compromisso “era seis mil” apresentou um novo número e disse que seria muito possível chegar a esse novo total. No bate-papo informal que tem com o locutor Luciano Seixas, afirmou:

— Dessas 3.180, Luciano, 612 estão prontas, e 2.568 já estão em obras. Além disso, nós temos contratadas e ainda não iniciadas mais 2.217 creches. E aí, então, nós vamos ter um total que é de 5.397 creches, somando as creches entregues, as em obras e as contratadas e ainda não iniciadas. Mas nós, Luciano, queremos mais, queremòs muito mais. Nós estamos selecionando novos projetos para garantir os recursos do governo federal para a construção de mais 3.288 creches. Assim, somando as 5.397 creches com as 3.288, nós vamos chegar a 8.685 creches. O nosso compromisso era seis mil, mas é muito possível que seja um número maior que nós vamos entregar de creches”.

No programa, Dilma detalha apenas os números fornecidos pelo MEC sobre creches concluídas, em obras ou contratadas, e àa possibilidade de chegar a 8.685 com o Regime de Contratação Diferenciada (RDC). A secretaria de Imprensa do Planalto, procurada pelo GLOBO, disse que o jornal “fez confusão” porque Dilma juntou ao número as creches construídas no governo do ex-presidente Lula.

PSDB CONTESTA DADOS D0 PLANALTO

O Planalto diz, em nota, que não há dúvida sobre o número de creches anunciado “textualmente” por Dilma no programa “Café com a presidenta” de 1º de abril de 2013, no qual afirmou: “Até o final de 2014, o nosso compromisso é construir seis mil creches, contratá-las e pagá-las com recurso do Tesouro Nacional”. A nota continua: “A confusão feita por O Globo decorre do fato de que, além dessas creches contratadas neste governo, há outras que foram contratadas no governo Lula e estão sendo construídas ao longo da atual gestão. Se somadas as creches contratadas no governo Dilma com as construídas após 2010 mas contratadas no governo Lula, poderão superar oito mil creches. No mesmo programa, a presidenta fez um balanço do estágio em que se encontravam as obras das creches em geral. Mas esse número não pode ser confundido com o compromisso da presidenta, que se refere apenas às seis mil creches contratadas em seu governo”

A confusão dos números levou o PSDB mineiro a contestar os dados divulgados pelo governo. Pelos números do MEC para o governo Dilma, além das 1.180 creches já entregues, 3.069 estão em execução; 186, em licitação; 1.275, contratadas pelo RDC; e 643 em planejamento, o que dá um total de 6.356. Mas o presidente do diretório do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, garante que somente 120 foram concluídas e entregues na gestão Dilma.

— Em evento realizado no dia 17 de agosto de 2010 (durante a campanha à Presidência) em São Paulo, Dilma chegou a informar que entregaria 1.500 unidades por ano. Próxima ao fim do terceiro ano do seu governo, ela entregou apenas 120 unidades, 2% do prometido. O último relatório do PAC, de setembro de 2013, indica que apenas 8% de 1.503 empreendimentos contratados em 2011 estão prontos. Nenhum empreendimento contratado em 2012 e 2013 está concluído — afirma Pestana, um dos mais fiéis aliados do presidenciável tucano Aécio Neves.

Acesse o PDF: Dilma contesta promessa e afirma que meta é construir 6 mil creches (O Globo – 24/10/2013)   

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas