24/12/2013 – Condenado por ser homossexual, Alan Turing é perdoado pela coroa britânica 59 anos após morrer

24 de dezembro, 2013

(Globo Online) Pai da computação foi condenado por homossexualidade, o que o levou a cometer suicídio em 1954. Máquina eletromecânica criada por Turing desvendou código usado pelos submarinos alemães no Oceano Atlântico

‘Sua vida foi ofuscada pela condenação por sua atividade homossexual, uma sentença que hoje consideraríamos injusta e discriminatória’, diz Ministro da Justiça britânico

O matemático britânico Alan Turing na escola em Dorset, aos 16 anos, em 1928Foto: SHERBORNE SCHOOL / AFPO matemático britânico Alan Turing na escola em Dorset, aos 16 anos, em 1928 (Foto: SHERBORNE SCHOOL/AFP)

O matemático Alan Turing – que ajudou o governo britânico a ganhar a Segunda Guerra Mundial ao decifrar o código secreto nazista considerado até então inquebrável – recebeu o perdão real nesta terça-feira após a condenação pela prática da homossexualidade, sentença esta que, em 1954, o levou a cometer suicídio.

A máquina eletromecânica criada por Turing, considerado o pai da computação moderna, desvendou o código usado pelos submarinos alemães no Oceano Atlântico. Seu trabalho no Bletchley Park, o centro britânico de decodificação no período da guerra, foi um dos maiores responsáveis por encurtar o conflito. No entanto, o gênio matemático foi destituído de seu posto e castrado quimicamente com injeções de hormônios femininos depois de ser condenado a atentado violento ao pudor em 1952 por praticar sexo com um homem. A homossexualidade foi ilegal no Reino Unido até 1967.

Turning se matou em 1954, aos 41 anos, com o veneno cianeto. O Ministro da Justiça, Chris Grayling, disse que o perdão da Rainha Elizabeth entrará em vigor imediatamente e é uma homenagem a “um homem excepcional, com uma mente brilhante”.

“Seu brilhantismo foi posto em prática no Bletchley Park durante a Segunda Guerra Mundial, quando foi essencial para a quebra do código ‘Enigma’, ajudando a pôr fim à guerra e a salvar milhares de vidas”, disse Grayling em um comunicado. “Sua vida posterior foi ofuscada pela condenação por sua atividade homossexual, uma sentença que hoje consideraríamos injusta e discriminatória, e que agora foi revogada”.

Apenas quatro perdões reais foram concedidos desde o fim da Segunda Guerra Mundial, informou um porta-voz do ministro. O cosmólogo Stephen Hawking e outros dez cientistas proeminentes fizeram campanha durante anos pelo perdão de “um dos mais brilhantes matemáticos da era moderna”.

Um destes cientistas, Paul Nurse, presidente da Royal Society, disse:
– A perseguição deste grande cientista britânico por cousa de sua sexualidade foi trágica e estou satisfeito que agora possamos focar somente em celebrar seu legado.

Em 2009, o primeiro-ministro Gordon Brown se desculpou publicamente em nome do governo britânico pela “maneira terrível” com que Turing foi tratado, mas a comunidade científica requisitava um perdão formal.

O atual primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, descreveu Turing, nesta terça-feira, como um “homem notável que teve um papel indispensável no salvamento deste país na Segunda Guerra Mundial”.

“Suas ações salvaram incontáveis vidas. Ele também deixou um legado notável para o país através de suas conquistas científicas, geralmente sendo chamado de pai da computação moderna”, comentou Cameron em uma declaração.

O trabalho no Bletchley Park, uma isolada casa de campo ao norte de Londres, se tornou conhecimento público na década de 1970. Os criptógrafos que trabalhavam lá ajudaram a encurtar a Segunda Guerra em até dois anos, e decifravam cerca de três mil mensagens militares alemãs por dia. A equipe de Turing decodificou o “Enigma”, código que os alemães consideravam indecifrável, além de criar e desenvolver Colossus, um dos primeiros computadores programáveis. Porém, após a guerra, o primeiro-ministro Winston Churchill ordenou que os computadores Colossus e 200 máquinas criadas por Turing fossem destruídas para que não fossem descobertas pela União Soviética.

Acesse em pdf: Alan Turing é perdoado pela coroa britânica 59 anos após morrer (Globo Online – 24/12/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas