25/06/2012 – Rio+20: Ministra das Mulheres responde sobre exclusão dos ‘direitos reprodutivos’

25 de junho, 2012

(Marina Caruso, do Blog Mulheres do Mundo, do site da Marie Claire) Queridos, acabei de receber um e-mail da assessoria de comunicação da Secretaria de Política para as Mulheres confirmando a entrevista da ministra Eleonora Menicucci para o Blog Mulheres do Mundo, na próxima quarta-feira (27). Além de confirmar o bate-papo, recebi uma declaração dela sobre o post que publiquei na última sexta-feira (22).

Decidi publicá-la aqui, na íntegra, e aproveitar para pedir que vocês enviem perguntas que gostariam de fazer para a ministra. O tema central de nossa conversa será o texto final da Rio + 20 e a exclusão do termo “direito reprodutivo” do documento final, mas prometo fazer pelo menos duas ou três perguntas enviadas por vocês sobre os temas que acharem importantes relativos ao universo feminino.

Aqui, o texto que a assessoria de imprensa da SPM nos enviou:

A ministra da SPM, Eleonora Menicucci, também como a Ministra do Meio Ambiente acha que a menção aos direitos sexuais e reprodutivos não deveriam ser retirados do documento. No entanto, reafirma que no discurso da presidenta Dilma, durante o Fórum das Mulheres Chefes de Estado, ela reafirmou a sua posição e a do governo em favor da garantia dos direitos reprodutivos.

A ministra Eleonora também esclarece que, ao ficar no documento o parágrafo 16, onde se reafirmam os compromissos acordados com as conferências da ONU da década de 90, como Cairo, Pequim, Copenhague. Viena e outras, estão falando do respeito aos direitos reprodutivos. Além disso, destaca que no parágrafo 241 do capítulo sobre  gênero fala de saúde sexual e reprodutiva,  planejamento familiar, atenção integral à saúde da mulher, contracepção, acessos aos serviços de saúde e de uma educação não-sexista.

Por fim, destaca que a questão da mulher teve um destaque muito grande, pela primeira vez, em um documento de uma conferência sobre desenvolvimento sustentável e meio ambiente. Um documento de consenso com quase 193 países é dificílimo. O que nos importa mais são as políticas e ações para implementação.

E aí? Algo a dizer? Escreva aqui nos comentários ou no email [email protected].

4 Comentáriospara “Faça suas perguntas para a Ministra Eleonora Menicucci, de Políticas para as Mulheres”

  1. 1

    Blogueiras Feministas:
    26 junho, 2012 as 6:14 PM

    Olá Marina, que ótima iniciativa. As perguntas que queremos fazer são:

    Oi Marina, a gente conversou rapidamente e não elaborou necessariamente perguntas, mas temas que talvez você já tenha pensado.

    – Direitos sexuais e reprodutivos fora do documento final da Rio +20. Quais os impactos para as políticas públicas voltadas para mulheres no Brasil? Como fica a imagem do Brasil em relação as mulheres, perante o mundo, já que os direitos sexuais e reprodutivos são questões que são consideradas fundamentais para os direitos humanos das mulheres desde as Convenções do Cairo e Pequim?

    – Violência contra a mulher. Além do pacto pelo fim da violência contra a mulher, que outras medidas o Ministério tem tomado em relação a isso?

    – Estatuto do Nascituro. Qual a posição do Ministério em relação ao projeto de lei que institui o Estatuto do Nascituro?

  2. 2

    Maíra de Freitas:
    26 junho, 2012 as 9:27 PM

    O que a senhora pretende fazer, para que as mulheres não apanhem dos maridos, não sejam mortas por eles, não engravidem na adolescência,não ganhem menos que os homens, não se prostituem aos 12 anos, tenham valor e auto-estima, direito ao próprio corpo, ao estudo, á informação?

  3. 3

    Monique Cardoso:
    26 junho, 2012 as 10:20 PM

    Pergunte a ela quando o primeiro governo de uma mulher vai sair do muro e discutir abertamente e , assim, tomar uma decisão sobre o aborto sem aceitar a pressão da bancada das igrejas católica e evangélica; quando vai acolher em vez de incriminar; quando vai orientar e regulamentar em vez de prender e humilhar, quando vai salvar vidas em vez de deixar as mais pobres morrerem, contando apenas com a própria sorte.

  4. 4

    Gislaine Rossetto:
    27 junho, 2012 as 12:20 PM

    Como construir uma parceria realmente eficiente entre o governo e as ONGs que atendem famílias em que a mulher sofre violência doméstica, onde ambos tenham o mesmo valor e suas necessidades atendidas?
    As Ongs atuam nesta área há mais tempo que o governo e desenvolveram uma metodologia reconhecidamente útil e influente na construção das políticas públicas.

Acesse esse post em pdf: Faça suas perguntas para a Ministra Eleonora Menicucci, de Políticas para as Mulheres (Blog Marie Claire – 25/06/2012)      

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas