28/08/2010 – Dilma promete política de assistência a gestantes e bebês (ZH)

29 de agosto, 2010

(Zero Hora) Em entrevista coletiva no seu escritório de campanha em Brasília, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, anunciou a Rede Cegonha, uma política de assistência à criança baseada no tratamento preventivo desde a gestação, parto e até o primeiro ano de vida, com todos os exames necessários para a mulher e o bebê.

“O atendimento será feito por meio de clínicas da mulher. Já temos clínicas da mulher em alguns estados. Depois é a questão fundamental do parto, ter maternidade de baixo risco e de alto risco. E, na sequência, no tratamento dos primeiros meses da criança é a estrutura de UTIs neonatais com hospitais de referência da criança”, disse a candidata, que explicou que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Cegonha, que já existe, fará parte dessa rede.

Além da Rede Cegonha, Dilma Rousseff afirmou que sua proposta tem também um foco muito forte nas creches, para assegurar que a mãe saiba que está deixando a criança em local adequado para poder trabalhar com tranquilidade. “Uma creche não é um depósito de crianças, mas um local para que as crianças das classes populares tenham as mesmas oportunidades das crianças mais ricas.”

A candidata do PT informou que o custo previsto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) seria de R$ 7,6 bilhões para a construção de seis mil creches em quatro anos de governo. Dilma afirmou que o governo federal terá que participar do custeio das creches “porque não dá para passar isso para os municípios, apenas”.

Acesse a reportagemDilma promete política de assistência a gestantes (Zero Hora – 28/08/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas