29/03/2013 – País perde 133 mil domésticos em 12 meses

29 de março, 2013

(Folha de S.Paulo) Os lares brasileiros perderam 133 mil trabalhadores domésticos nos últimos 12 meses, segundo a PME (Pesquisa Mensal de Emprego) divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Leia também: Brasil adere à convenção da OIT e domésticos terão direito a PIS

Só em fevereiro foram menos 25 mil trabalhadores. A maior parte deles (17 mil) saiu de empregos em São Paulo. Atualmente, os trabalhadores domésticos são 6% da população ocupada, o que totaliza 1,389 milhão de pessoas.

Com a redução, a pressão sobre os salários desse tipo de profissional aumenta. De acordo com o IBGE, a categoria foi a que registrou o maior rendimento (7%) nos últimos 12 meses. Só em fevereiro, a valorização foi de 1,5%.

Apesar disso, o valor médio recebido em fevereiro (R$ 768,70) foi o menor oferecido entre as demais categorias: indústria, construção, comércio, serviços, educação, saúde e administração pública.

Segundo o coordenador da pesquisa do IBGE, Cimar Azeredo, a redução dos trabalhadores domésticos não é reflexo da ampliação dos direitos à categoria garantida por meio da PEC (Proposta de Emenda à Constituição).

“É uma tendência que vem sendo registrada desde o ano passado, proporcionada pelo aumento da escolaridade e mais opções de emprego e renda melhor”, disse.

Azeredo afirmou que o instituto ficará atento à novas alterações. “O que poderá ocorrer é que mais pessoas passarão a atuar como diaristas.”

A PEC foi aprovada na terça-feira no Senado. Com ela, os trabalhadores domésticos -incluindo babás, caseiros, motoristas e cuidadores de idosos- terão o recebimento de 40% do saldo do FGTS em caso de demissão sem justa causa.

DESEMPREGO SOBE

A PME também apontou em fevereiro que a taxa de desemprego (5,6%) apresentou variação de 0,2 ponto percentual em relação a janeiro. É o menor indicador para o mês desde 2003. A renda média mensal foi recorde histórico, de R$ 1849,50.

Segundo especialistas consultados pela Folha, a taxa reflete o momento de expectativa vivido pelo setor produtivo em relação à retomada da atividade: não querem demitir e depois gastar mais para recontratar.

Acesse em pdf: País perde 133 mil domésticos em 12 meses (Folha de S.Paulo – 29/03/2013)

Leia também:

Doméstica ganha mais, é registrada e está mais velha (O Estado de S. Paulo – 29/03/2013)

Domésticas: mais custo e mais burocracia (O Globo – 31/03/2013)

Entre o temor do desemprego e o peso das horas extras no bolso (O Globo – 30/03/2013)

Adicional noturno é dúvida de babás que dormem no trabalho (Folha de S.Paulo – 31/03/2013)

Domésticos em suspense (Folha de S.Paulo – 31/03/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas