28/06/2013 – Piauí foi o único estado que teve redução das denúncias de homofobia

28 de junho, 2013

(G1/Piauí) O Piauí foi o único estado em que as denúncias do crime de homofobia diminuíram, segundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos. Os dados revelam que a redução foi de quase 40%, já as mortes motivadas por este tipo de crime cresceram nos últimos anos.
Os dados gerais apontam que o número de denúncias cresceu 166% em todo país em 2012, em relação ao ano anterior, saltando de 1159 casos para 3.084 registros. Já o número de violações também cresceu, saindo de 6.809 para 9.982, um aumente de 46,6%.
Uma estudante que prefere não ser identificada revela que sofre com a homofobia na rua em que mora. “Os vizinhos não aceitam o fato deu ser homossexual, implicam bastante e tive que procurar meus direitos”, revelou.
A delegada dos direitos humanos no Piauí, Erika Mourão, diz que em casos como esse é realizado um procedimento judicial. “Nós recebemos a denúncias e vemos quais as possibilidades de abrirmos um procedimento para encaminharmos o caso à Justiça”, disse a delegada.
No Piauí, o número de denúncias diminuiu 36%, sendo notificadas 124 denuncias. As denuncias mais comuns foram, na ordem, violência psicológica, discriminação e violência física.

Acesse o PDF: Piauí foi o único estado que teve redução das denúncias de homofobia (G1/Piauí, 28/06/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas